Gestão e Qualidade | 14 de abril de 2020

Série especial: as ações do Hospital Astrogildo de Azevedo de Santa Maria na epidemia da Covid-19

Instituição oferece unidade exclusiva para o atendimento dos casos de Covid-19
Série especial as ações do Hospital Astrogildo de Azevedo de Santa Maria

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir do dia 7, como importantes instituições hospitalares estão se preparando para lidar com os casos de Covid-19: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de VentoHospital Mãe de Deus/AESCHospital Ernesto DornellesHospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RSHospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São Vicente de Paulo (Passo Fundo), Hospital de Caridade de ErechimHospital São Vicente de Paulo (Osório), Santa Casa de Misericórdia e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Os hospitais apresentam como estão se preparando para enfrentar o aumento no número de atendimentos para casos do novo coronavírus e se estão sendo reagendadas cirurgias eletivas. As instituições apontam ainda se determinaram ala específica para triagem e quantas UTI/CTI estão disponíveis para atender pacientes que precisarão ser internados com COVID-19. Confira as respostas do Hospital Astrogildo de Azevedo (Santa Maria). 

Hospital Astrogildo de Azevedo (Santa Maria)

O Hospital Astrogildo de Azevedo (HCAA) aponta que oferece Pronto-Socorro 24h (com setor de triagem amplo e arejado), setor de diagnóstico por imagem 24h, laboratório de coleta interna 24h, unidade de internação com 40 leitos privativos (totalmente isolados) e 10 leitos de UTI (com possibilidade de ampliação para mais 15 leitos), com equipe técnica treinada para o atendimento de Covid-19 (com coordenação por médicos infectologistas reconhecidos internacionalmente).

Unidade exclusiva para atendimento 

A direção do HCAA, em nome de seu provedor, informou que disponibiliza à população de Santa Maria e região uma unidade exclusiva para o atendimento dos casos de Covid-19. Assim, fica o Hospital Alcides Brum (entrada pela Floriano Peixoto), desde já isolado das demais dependências do HCAA, e passa a operar totalmente voltado ao atendimento dos casos de Covid-19.

“Apesar da gravidade do momento, reforçamos que a população cumpra as medidas de isolamento social e cuidados de higiene reforçados na mídia, sabendo que tem um Hospital que é referência, com corpo médico e equipe de apoio altamente capacitados para atender aos casos que poderão ocorrer. Além disso o HCAA, em sua unidade da Presidente Vargas, seguirá em funcionamento, assegurando o atendimento à população nas demais enfermidades. A medida acima descrita, visa salvaguardar a integridade, tanto dos funcionários do HCAA, quanto de nossos pacientes já internados”.

hcca_covid19

VEJA TAMBÉM