Gestão e Qualidade | 1 de julho de 2013

Seminário esclarece sobre Acreditação Hospitalar

Dr. Antônio Quinto Neto mediou encontro que tratou dos processos de qualidade em Saúde
Seminario_Acreditacao_Quinto

No último sábado, 29, a FEHOSUL e o IAHCS realizaram mais um evento de qualificação das instituições de saúde. O Seminário Acreditação de Organizações de Saúde: Instrumento de Gestão e não apenas um Emblema de Conquista, mediado pelo Dr. Antônio Quinto Neto, médico, mestre em Administração (UFRGS) e avaliador sênior do IAHCS Acreditação, desmitificou questões e esclareceu sobre a importância da busca permanente de melhorias dos processos e resultados gerenciais e assistenciais.

O encontro tratou das implicações técnicas, políticas e sociais da acreditação dentro de uma instituição de saúde. Também foram abordados os programas disponíveis no Brasil, como funcionam as etapas do processo de qualificação e as perspectivas criadas a partir de uma evolução nos sistemas de saúde.

De acordo com Débora Mello, analista de treinamento do Hospital Divina Providência, o curso ajudou a analisar o processo de forma geral. “Foi muito bom. O professor conseguiu dar uma visão completa. Foi bem explicado mesmo para quem vai para a aula com uma mínima noção, como eu. Aqui no Divina, temos o desafio de buscar a acreditação. Os temas são pertinentes, com exemplos de quem tem conhecimento grande no assunto. A aula tem interação, não era ele falando e a gente só ouvindo. Senti que o Dr. Quinto tinha propriedade grande para falar de qualificação e passou o conteúdo de uma forma muito abrangente. Foi um seminário bem rico”, considerou.

Da mesma forma Lúcia Nunes, gerente de hotelaria do Instituto de Cardiologia, considerou o seminário dinâmico e esclarecedor. “Foi ótimo, bem organizado e produtivo. Tivemos uma aula sobre toda a história da acreditação e sobre os órgãos que fazem esse serviço. Tenho muito interesse em qualificação. Meu ramo é hotelaria, portanto o atendimento e a satisfação do cliente são coisas que estão sempre em primeiro lugar”, salientou.

 

VEJA TAMBÉM