Mundo, Tecnologia e Inovação | 6 de janeiro de 2017

Seguradora japonesa demite 34 funcionários e contrata “super computador” Watson

Empresa japonesa diz que medida aumentará a produtividade em 30%
seguradora-japonesa-demite-34-funcionarios-e-contrata-super-computador-watson

Trabalhadores humanos substituídos por máquinas. Isto está prestes a se tornar realidade em uma empresa de seguros de saúde no Japão, onde mais de 30 funcionários estão sendo demitidos e substituídos por um sistema de inteligência artificial (AI, ou Artificial intelligence em inglês) que pode calcular pagamentos aos segurados.

A Fukoku Mutual Life Insurance acredita que vai aumentar a produtividade em 30% e terá retorno sobre o investimento em menos de dois anos. A empresa divulgou que economizaria cerca de 140 milhões de ienes (1 milhão de dólares) por ano depois que o sistema estiver instalado, ainda neste mês.

O sistema é baseado no Watson Explorer da IBM que, de acordo com a empresa de tecnologia, possui “tecnologia cognitiva que pode pensar como um ser humano”, permitindo-lhe “analisar e interpretar todos os dados, incluindo textos não estruturados, imagens, áudios e vídeos “.

A tecnologia é capaz de processar dezenas de milhares de documentos médicos e de internações hospitalares, além de históricos médicos e procedimentos cirúrgicos antes de calcular os pagamentos.

Embora o uso e AI reduza drasticamente o tempo necessário para calcular os pagamentos da Fukoku Mutual – que segundo se informa somaram 132 mil durante o ano financeiro atual – as somas não serão pagas até que tenham sido aprovadas por um membro da empresa, publicou o jornal inglês The Guardian.

Saiba mais sobre o Watson, da IBM.

VEJA TAMBÉM