Geral | 23 de abril de 2013

Saúde Mental no HU-Canoas celebra um ano

Seminário marca o primeiro aniversário dos trabalhos com dependentes químicos
DSC_0057

Em comemoração ao primeiro ano de funcionamento da Unidade de Saúde Mental do Hospital Universitário de Canoas (HU), foi realizado o 1º Seminário de Saúde Mental, evento que ocorreu na última sexta-feira, 19, e debateu os tratamentos voltados para a dependência química.
Marcaram presença no seminário a vice-prefeita de Canoas, Beth Colombo, a representante da Secretaria Estadual da Saúde, Carla Nunes, Marcelo Bósio, secretário municipal de saúde e a presidente do Sistema de Saúde Mãe de Deus, irmã Lúcia Boniatti.
“O esporte é um forte aliado contra a dependência química e outros problemas de saúde mental, que devem ser combatidos a partir da criação de hábitos saudáveis”, ressalta o psiquiatra Ricardo Nogueira, coordenador de saúde mental do HU. O trabalho com dependentes químicos da HU tem como filosofia a prevenção de recaídas e utiliza um modelo de com três pilares: exercício físico, manejo da contingência e espiritualidade.

A Unidade de Saúde Mental do Hospital Universitário de Canoas

A estrutura do HU possui uma equipe de 41 pessoas, 30 leitos e já realizou, no primeiro ano, mais de 350 internações, com grau de recaída inferior a 10%. As internações são, em média, de 21 dias para desintoxicação de dependentes químicos e de até 30 dias para outros transtornos psiquiátricos.

Entre os programas oferecidos, um dos destaques é o uso de todo o complexo esportivo da Ulbra pelos internados da Unidade, todos beneficiários do SUS. Três vezes por semana uma van busca os pacientes no HU e os leva para um período de duas horas de atividades esportivas, como natação, vôlei e musculação, coordenados pela professora de educação física e mestra em psicologia do esporte, Marisa Mendes Götze.

DSC_0053

VEJA TAMBÉM