Gestão e Qualidade | 30 de janeiro de 2014

Saúde atinge 10,2% do PIB nacional

Setor privado foi responsável por 57% do total movimentado em 2013
Abrahao_CNS

Em 2013, o setor saúde encerrou com uma participação de 10,2% no PIB brasileiro, conforme estimativa feita pela Confederação Nacional de Saúde (CNS). O número mostra uma alta em comparação ao ano anterior, que ficou em 9,5% do Produto Interno Bruto.

O cálculo leva em consideração toda a cadeia do segmento, incluindo a indústria médico-hospitalar e as operadoras de planos de saúde. “Os grandes investimentos efetuados na área, tanto pelo segmento público como no privado, mas principalmente no privado, foram decisivos para esse crescimento”, destacou o presidente da CNS, José Carlos de Souza Abrahão.

O conjunto das instituições privadas foi responsável por 57% do total movimentado no último ano, enquanto o setor público contribuiu com os 43% restantes. “A evolução tecnológica do setor, com o surgimento de tratamentos diferenciados, tem feito com que haja mais investimentos”, acrescentou dr. Abrahão.

Ainda de acordo com dados da Confederação, desde 2010 a quantidade de empregos no segmento cresceu 19,2%, sendo que 2013 encerrou com 3,1 milhões de novos postos de trabalho abertos, dos quais 61% no serviço público e 39% nas empresas.

 

VEJA TAMBÉM