Gestão e Qualidade | 12 de fevereiro de 2020

Santa Casa inaugura o Multicentros no Hospital Dom João Becker de Gravataí

Gerente-executivo Fábio Etges falou com exclusividade sobre planos de um novo hospital e oferta de mais leitos em Gravataí
Santa Casa inaugura o Multicentros no Hospital Dom João Becker de Gravataí

O Hospital Dom João Becker da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre inaugurou o Multicentros, novo centro de especialidades médicas que visa atender as necessidades dos usuários de planos de saúde e privados, na segunda-feira (10), que correspondem a 45% da população de Gravataí. A inauguração contou com a presença dos diretores executivos da Santa Casa, do secretário de Saúde de Gravataí e diversos médicos do corpo clínico da Santa Casa – de acordo com a Santa Casa, muitos passarão a atender no Multicentros.


Foram investidos R$ 1,5 milhão no novo centro, localizado ao lado do Dom João Becker, em uma estrutura de dois mil metros quadrados e sete pavimentos. Nesta primeira etapa, serão disponibilizados 14 consultórios, que oferecerão mais de 25 especialidades médicas, dentre estas, cardiologia, cirurgia oncológica e pediátrica, dermatologia, fisiatria, gastroenterologia, infectologia, medicina interna e outras, além de uma nova área para coleta de sangue e materiais biológicos do Laboratório de Análises Clínicas.


Santa Casa inaugura o Multicentros no Hospital Dom João Becker de Gravataí_5

De acordo com o diretor médico do hospital Dom João Becker, Marcelo Pasa, “ao longo deste ano, toda a estrutura do Multicentros será entregue aos usuários, com a oferta de outras especialidades médicas e diversos tipos de exames complementares.”


Para o diretor geral da Santa Casa, Julio Matos, além de ampliar e qualificar a oferta de serviços médicos à comunidade de Gravataí e região, o Multicentros terá importante papel no sentido de garantir a sustentabilidade do Hospital Dom João Becker, “pois o atendimento aos pacientes SUS, que é a grande missão do Becker, acarreta um significativo déficit operacional que demanda a geração de outras receitas para cobri-lo; receitas estas que poderão, em grande parte, serem geradas pelo novo centro médico”.


Expectativa de 5 mil consultas por mês

Em entrevista exclusiva ao Portal Setor Saúde, o gerente-executivo da Santa Casa, Fábio Etges, falou sobre a inauguração do Multicentros, em que abordou a importância do novo centro e o impacto esperado pela Santa Casa no atendimento à comunidade de Gravataí. Ele também analisou a sustentabilidade da Santa Casa ao falar sobre o déficit dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS) e manifestou os objetivos de ampliação de atendimento da Santa Casa em Gravataí. Confira.

Santa Casa inaugura o Multicentros no Hospital Dom João Becker de Gravataí

Santa Casa inaugura o Multicentros no Hospital Dom João Becker de Gravataí

xxxx

Multicentros

“ O Multicentros terá 14 consultórios para especialidades médicas, uma área de coletas de sangue uma área de coleta de material biológico. A expectativa é que esse novo Multicentros tenha uma capacidade de 5 mil consultas por mês, e capacidade de coleta de 5 a 6 mil por mês. Algumas das especialidades já estão atendendo. Certamente, irá impactar muito no que diz respeito às internações do Hospital Dom João Becker, que hoje tem internação praticamente integral de atendimento ao SUS, e poderemos aumentar o nosso volume de internações de convênios e particulares”.

Atendimento SUS: déficit e busca de sustentabilidade com convênios e privados

“Hoje, a Santa Casa tem cerca de 70% dos seus atendimentos aos pacientes do SUS. No ano passado, o balanço fechou com 140 a 150 milhões de déficit nesses atendimentos. Com as operações não SUS, que são operações com convênios e privados, somadas aos serviços acessórios (estacionamento, cafeterias, cemitério), foi possível complementar a renda, para mantermos a sustentabilidade. É muito importante a questão de trabalharmos na Santa Casa o consumo consciente: se tu vens e faz um atendimento pelo convênio, está ajudando os menos favorecidos no atendimento pelo SUS”.

Santa Casa inaugura o Multicentros no Hospital Dom João Becker de Gravataí_1


Segundo o executivo da Santa  Casa o Hospital de Gravataí segue a mesma estratégia. “O Becker entra nesse contexto com o mesmo regramento. Assumimos o Becker com a ideia de termos uma operação sustentável e que pudéssemos desafogar os atendimentos de muitas pessoas que precisam vir a Porto Alegre. Para dar um exemplo: em 2018, quase 24 milhões de pacientes não SUS que procuraram a Santa Casa para fazer atendimentos privados. Agora, estamos levando esses atendimentos à população de Gravataí, para que eles possam fazer isso na sua cidade, o que é um grande benefício à comunidade. Então, a operação não SUS vem com a lógica da mesma missão da Santa Casa, de fazer o equilíbrio das contas. Então, vamos buscar no privado, no plano de saúde, para poder manter o atendimento que temos com o município, forte e, quem sabe no futuro, podendo ampliar a oferta de serviços. A questão da filantropia para a Santa Casa é a seguinte: fazemos 72% dos nossos atendimentos para a filantropia. Realmente, teríamos espaço para manter sustentabilidade na parte privada, porque a legislação nos permite chegar a 60% de atendimentos, e essa é a nossa meta. Creio que seja um equilíbrio constante de avaliação, porque a missão efetiva da Santa Casa é atender os menos favorecidos, e os atendimentos por convênio vem justamente para fazer esse contraponto. Entendemos que as remunerações do SUS precisam ser revistas e melhoradas, porque é uma situação que fica cada vez mais difícil. Porém, creio que a Santa Casa faz essa avaliação constante, com o objetivo de fazer a manutenção do equilíbrio que gera a sustentabilidade da casa, no sentido de pagar todas as contas e ainda sobrar recursos para investimentos, melhorias  de atendimentos e novas tecnologias”.


Impacto esperado com o Multicentros e melhorias no SUS

“A inauguração do Multicentros é um fato importante para nós. O Hospital Dom João Becker nunca teve um ambulatório forte para atendimentos privados. É uma grande conquista para a população. Vamos levar todo o know how da Santa Casa, com nossas equipes médicas em Gravataí, podendo cada vez mais usar a estrutura do Dom João Becker, que é muito boa para a prestação de serviços assistenciais. A perspectiva é que, com isso, possamos ampliar nossas tecnologias, além da nossa UTI em Gravataí – hoje temos 10 leitos, e queremos ofertar 20 leitos – para prestarmos um serviço ainda melhor para a comunidade. Também temos projetos, que estamos em busca dos recursos, tanto para a UTI como para a ampliação da Emergência SUS, para darmos uma condição ainda melhor de atendimento para a população. O Multicentros, assim como os projetos de ampliação da UTI e da Emergência, vem para fazermos o que é o nosso foco, que é atender o paciente da melhor forma”, explica gerente-executivo da Santa Casa. 

Novo hospital com mais leitos está nos planos

“A Santa Casa tem a ideia, como planejamento para o futuro, de ter um novo hospital na cidade, com mais leitos. O município de Gravataí certamente precisa do dobro de leitos que são ofertados no Hospital Dom João Becker”, finaliza Etges.

Santa Casa inaugura o Multicentros no Hospital Dom João Becker de Gravataí_2 Santa Casa inaugura o Multicentros no Hospital Dom João Becker de Gravataí_4

VEJA TAMBÉM