RS registra 1.154 casos de dengue em 2015
Estado tem 25 cidades com casos autóctones
O Rio Grande do Sul já confirmou 1.154 casos de dengue em 2015, de acordo com o mais recente balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. O total supera o número de ocorrências dos últimos quatro anos, se comparado o período entre janeiro até a última semana de maio. Em 2014, por exemplo, foram 228 registros nesse período do ano.
A SES informou que 25 cidades já registraram casos autóctones: Alvorada, Boa Vista do Sul, Caibaté, Campina das Missões, Carazinho, Cerro Largo, Erval Seco, Giruá, Guarani das Missões, Horizontina, Ibirubá, Mato Queimado, Novo Tiradentes, Panambi, Porto Alegre, Porto Xavier, Redentora, Rosário do Sul, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, Sarandi, Torres e Viamão.
Na Capital, são 60 as ocorrências em 2015, das quais 16 são autóctones. O município de Santo Ângelo, com 281 pacientes, é o município com maior índice de infecção por dengue, e também o local onde houve a primeira morte por dengue na história do Rio Grande do Sul, (uma mulher de 41 anos, falecida em março). A segunda morte, confirmada em abril (outra mulher, de 53 anos), foi em Panambi.
A Vigilância em Saúde do Estado lançou nova força-tarefa para combater a doença na região Norte. Entre os dias 8 e 19 de junho, equipes serão enviados para o município de Sarandi para aplicar inseticida. Serão deslocados quatro equipamentos de pulverização de inseticidas costais, duas caminhonetes, inseticidas e sete agentes de endemias.