Estatísticas e Análises | 15 de junho de 2017

Revista internacional publica trabalho de ortopedista do Mãe de Deus

Fabio Krebs estudou benefícios do uso do colágeno hidrolisado em atletas de meia idade
Revista internacional publica trabalho de ortopedista do Mãe de Deus

O International Journal of Case Reports and Images(IJCRI) publicou em sua edição de junho o trabalho do ortopedista do Hospital Mãe de Deus, Dr. Fábio Krebs, sobre o impacto da utilização de colágeno hidrolisado no tratamento de atletas de meia idade com lesões osteocondrais – na cartilagem das articulações – de joelho e tornozelo. O estudo foi feito com base no atendimento de pacientes na faixa etária entre 35 e 50 anos e que usaram esse tipo de colágeno.

De acordo com o Dr. Krebs, os efeitos benéficos da ingestão de colágeno hidrolisado foram observados na série de casos relatados no trabalho, e também foram demonstrados em vários estudos de atletas apresentando dores nas articulações. “À medida que mais informações e estudos se tornam disponíveis sobre os efeitos nutricionais do colágeno hidrolisado em patologias osteoarticulares, provavelmente teremos maior certeza dos efeitos promissores buscando garantir o melhor tratamento para estas patologias em atletas”, afirmou. O estudo demonstrou que houve uma recuperação de determinadas patologias com a utilização de colágeno hidrolisado como parte do tratamento efetuado.

O Dr. Krebs é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte e coordenador de Eventos Científicos e Membro do Grupo de Joelho do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Mãe de Deus. Durante as Olimpíadas em 2016 ele foi gerente médico do tênis e, na Copa do Mundo de 2014, foi o médico da FIFA em Porto Alegre. Pela sua ligação com o esporte, o ortopedista participou, em maio, do Congresso Internacional de Reabilitação e Traumatologia do Esporte, promovido pela FIFA em Barcelona, Espanha. Durante sua permanência na Espanha realizou também uma visita ao Centro de Treinamento do Barcelona, Ciutat Esportiva Joan Gumper, em Barcelona, e conheceu a estrutura do Departamento Médico do clube. Durante a visita, trocou experiências da Traumatologia do Esporte com os Dr. Javier Yanguas e Dr. Ricardo Pruna, médicos do Barcelona.

Acesse o estudo (em inglês).

VEJA TAMBÉM