Gestão e Qualidade, Mundo | 17 de agosto de 2015

Reino Unido cria projeto para identificar o que mais importa para os pacientes

“Always Events” trabalha com pacientes e familiares para melhorar a qualidade do atendimento em saúde
Reino Unido cria projeto para identificar o que mais importa para os pacientes

Aquilo que pode ser um simples detalhe para um profissional da saúde, pode fazer uma grande diferença para os pacientes e a forma como eles encaram os serviços prestados. Detalhes como garantir que o profissional use uma linguagem acessível para um paciente, ou verificar que um paciente com uma dificuldade de comunicação tenha o nome e uma imagem para a pessoa encarregada de seu cuidado quando for transferido de setor, são exemplos de boas práticas inclusas no Always Events, projeto-piloto do Lancashire Care NHS Trust.

O trabalho é feito com o apoio do Picker Institute, uma instituição que trabalha com especialistas e organizações internacionais para compartilhar conhecimentos, experiências e descobertas em relação aos cuidados do paciente. O Institute for Health Innovation (IHI), reconhecido por promover mundialmente a qualidade em saúde, foi o parceiro escolhido para ajudar na implementação e desenvolvimento junto aos prestadores, através da difusão de metodologia que utiliza elementos do ciclo PDCA, onde P (Plan) = planejar; D (Do) = executar; C (Check) = Checar e A (Act) = agir.

“Estávamos à procura de uma maneira de realmente colocar o paciente e sua família em primeiro lugar”, explica a gestora daLancashire, Helen Lee. “O programa Always Events é uma maneira eficiente”. Alguns profissionais de saúde reconhecem que o projeto é uma ferramenta que pode transformar muitas teorias em práticas.

No Reino Unido, a Pesquisa Nacional da Experiência do Paciente (National Patient Experience) produziu dados dos últimos 12 anos, que indicam que, embora a experiência prática dos serviços de saúde é boa para a maioria dos pacientes, as relações pessoais (profissionais e pacientes) está em queda. De acordo com Philip Stylanides, diretor de estratégia comercial, marketing e comunicações do Picker Institute, essa é justamente a motivação para a criação do programa Always Events.

O projeto é um princípio organizador definido como “os aspectos da experiência do paciente e da família que devem ocorrer sempre, na interação entre pacientes, profissionais e o sistema de saúde”. O conceito-chave é engajar todos os envolvidos em uma verdadeira comunicação, para estabelecer o desejado e o necessário.

A iniciativa foca dois pontos principais: apoiar pessoas que se deslocam de uma área de cuidados para outra, e ajudar os funcionários a se comunicar mais eficazmente com pessoas com dificuldades de aprendizado. O objetivo do projeto-piloto é estudar e consolidar, até abril de 2016, um conjunto de ferramentas e medidas.

Paul Jebb, que coordena o programa Always Events no Reino Unido, diz que “ao longo dos anos temos examinado os sistemas e processos de saúde para torná-lo correto. Agora que eles estão sendo aperfeiçoados, precisamos nos lembrar de que há pessoas envolvidas dentro desses conceitos. É uma mentalidade e uma mudança cultural maciça. Pode levar até sete anos para ser incorporada, mas isso pode ser feito”. O programa prepara equipes para compreender o que importa para o paciente, bem como compartilhar as descobertas de como esses processos podem ser usados.

A chave para a aceitação do Always Events é aplicar o conceito em organizações, mas adaptando a abordagem para as comunidades e os ambientes de trabalho, através de medidas como listas de “como fazer”, introduzindo uma maior interação com os pacientes através de fóruns e grupos.

Saiba mais sobre o Always Events

Os médicos e funcionários procuram entender e fornecer o cuidado compassivo para atender às necessidades, os valores e as preferências dos pacientes que servem. No entanto, no mundo agitado de cuidados clínicos, há muitas situações em que o que realmente importa para os pacientes e seus familiares não é compreendido ou adequadamente tratado.

O Allways Events, foi inicialmente concebido nos Estados Unidos pelo Instituto Picker e agora tem o IHI como responsável pelo seu desenvolvimento. Um dos critérios principais é saber o que é importante para os pacientes e suas famílias. Num primeiro momento, saber o que importa pode parecer custoso, pois requer uma atitude proativa e diferente. Mas os profissionais de saúde, devem descobrir os aspectos relevantes e trabalhar de forma interessada para entregar respostas para as dúvidas e angústias dos pacientes. A única maneira de entender é estar em conversa e passar algum tempo com eles.

Acesse o material Always Events Getting Started Kit (em inglês) desenvolvido pelo Picker Institure e IHI aqui  para entender melhor o conceito.

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