Gestão e Qualidade | 7 de abril de 2022

Reiki é diferencial para pacientes com Covid-19 na UTI do Hospital Divina Providência

Hospital oferece Práticas Integrativas e Complementares em Saúde desde 1997
Reiki é diferencial para pacientes com Covid-19 na UTI do Hospital Divina Providência

Uma técnica de terapia complementar desenvolvida no Japão está fazendo a diferença no tratamento de pacientes com Covid-19 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Divina Providência (HDP), em Porto Alegre (RS). Trata-se do reiki, que consiste na imposição de mãos transmitindo “energia universal” canalizada pelo terapeuta. A palavra reiki, traduzida do japonês, significa “energia universal de vida”.

“O reiki é energia emanada através das mãos, energia de amor que é levada com uma música agradável. As sessões ofertadas na UTI tem a duração de 20 a 30 minutos e são realizadas a partir do desejo do paciente ou familiar.” descreve a supervisora do “Ambulatório de Terapias Naturais Complementares (ATNC) 1º de Maio”, Débora Arregui Risch.

Prática se tornou diferencial para pacientes com Covid-19

Com a pandemia de Covid-19, o reiki ganhou um capítulo especial na história do HDP: a prática realizada desde 2016 na UTI foi suspensa em 2020, e retomada a partir de abril de 2021, tornando-se um diferencial na promoção de bem-estar e relaxamento de pacientes em estado crítico.

A supervisora considera o reiki como um recurso complementar ao tratamento na UTI, ‘de forma a levar tranquilidade e paz ao ambiente. Observamos o resultado na fisionomia do paciente, que se mostra mais tranquilo e relaxado após a prática”.

“Atender na UTI é uma oportunidade ímpar. O contato com pacientes mais debilitados traz, ao decorrer dos atendimentos, uma enorme gratidão, pois ver suas evoluções e ouvi-los agradecendo pelo atendimento realizado nos traz a certeza do bem que fazemos ao oferecer esse carinho. Além disso, observamos como eles ficam gratos pelo hospital estar disponibilizando essa prática complementar aos tratamentos”, relata a enfermeira Paula Kussler.

A terapeuta natural Carine Abreu complementa: “Permitindo a entrega, o reiki é uma técnica que trabalha muito com a sutileza, a percepção da recepção da energia através da imposição de mãos. O processo em sua essência é a fluidez, o equilíbrio, o restabelecimento da nossa energia, que é o amor, a confiança, entrega, e ocorre com naturalidade e leveza”.

Desde 1997 na RSDP

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde vem se consolidando, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde fazem parte dos serviços desde 1997, ganhando espaço nos Hospitais e Unidades de Saúde da Rede de Saúde Divina Providência (RSDP).

Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio

O “ATNC 1º de Maio” é um projeto social do Hospital Divina Providência, inaugurado em 1997. Localizado no Bairro Cascata, o ATNC oferece um serviço pioneiro em Porto Alegre, com todas as suas ações sendo desenvolvidas de forma gratuita. Direcionado à comunidade em geral, o ambulatório é referência para o tratamento com práticas complementares para as Unidades Básicas de Saúde da rede de saúde Divina Providência.

Além do reiki, o ATNC realiza acupuntura, aromaterapia, musicoterapia e terapia floral. Em 2021, o ATNC realizou 26.836 procedimentos, sendo 369 na UTI.

Com informações e foto RSDP. Edição SS.

 

 



VEJA TAMBÉM