Regras simples para uma alimentação saudável
Artigo dá dicas para comer bem, sem eliminar alimentos da dietaEm um artigo publicado no jornal The New York Times, o médico e diretor da Universidade de Indiana (EUA), Dr. Aaron Carrol, fez recomendações nutricionais para auxiliar na busca por uma dieta saudável.
Como o especialista ressalta, as dicas são baseadas na sua própria experiência diária. “São regras gerais que eu faço. São recomendações que dou como pediatra e pesquisador em serviços de saúde. Mas reconheço de antemão de que eles só podem ser aplicadas a pessoas saudáveis sem doenças metabólicas”. As sugestões também não são suportadas cientificamente, por ensaios clínicos. “Não são ‘leis’ e não devem ser tratadas como tal”, destaca o autor.
Confira as dicas publicadas no The New York Times:
1. Obtenha o máximo de sua nutrição a partir de uma variedade de alimentos não industrializados, como frutas e legumes. Também estão incluídos carne, peixe, aves e ovos. Em outras palavras, quando for ao mercado, se concentrar em coisas que não são pré-prontos ou alterados de forma alguma. O arroz integral é melhor que o arroz branco. Os cereais integrais são melhores que grãos refinados. É muito melhor comer duas maçãs do que beber as mesmas 27g de açúcar em um copo de suco de maçã.
1.1. Manter o mínimo de consumo de processados é fundamental para não exagerar na ingestão de calorias. Esses alimentos incluem pão, batatas fritas, biscoitos e cereais. Em estudos epidemiológicos, carnes altamente processadas são frequentemente associadas a maiores problemas de saúde.
2. Coma comida caseira, tanto quanto possível, que deve ser preparada de acordo com a regra supracitada. Comer em casa evita ingredientes processados com mais facilidade, permite que você controle o que você come, e permite escolher sabores da sua preferência.
3. Use sal e gorduras, incluindo manteiga, óleo e azeite, conforme o necessário na preparação de alimentos. São ingredientes necessários na preparação de uma boa refeição. A chave aqui é moderação.
4. Quando você comer fora, procure restaurantes que seguem as mesmas regras. O ideal é comer em locais que produzam (plantem) os seus próprios alimentos – ou ao menos façam pouco uso de processados.
5. Beba principalmente água, mas moderadamente bebidas alcoólicas, café e outras bebidas. Muitos estudos mostram que certos alimentos (como café e refrigerantes) podem levar a doenças como o câncer. Mas, na opinião do Dr. Carrol, o consumo controlado não faz mal à saúde.
6. Trate todas as bebidas com calorias como faria com o álcool. Isto inclui todas as bebidas com calorias, incluindo o leite . Eles vem bem, deste que ingeridos de forma mínima. Você pode tê-los porque você gosta deles, mas você não deve consumi-los como se você precisasse deles.
7. Coma com outras pessoas, especialmente as pessoas de quem você gosta. Isto tem benefícios que vão além da nutrição . Bem acompanhado, a tendência é de você também passe a cozinhar mais, e provavelmente comer mais devagar, desfrutando mais do momento e dos sabores.
Muitos especialistas em nutrição apontam alguns alimentos como vilões da saúde. “Mesmo que estejam certos, neste momento acho que o debate ainda está em aberto. Tento dizer que não é necessário evitar totalmente um alimento”, conclui o especialista.