Radiologista norte-americano Donald Resnick realiza conferência no Hospital Mãe de Deus
O radiologista norte-americano é considerado o “pai da radiologia musculoesquelética atual”, com mais de 1.100 artigos científicos e educacionais escritos, 16 livros e dezenas de capítulos de obras sobre o tema.Um dos radiologistas mais reconhecidos em todo o mundo, o médico Donald Resnick esteve no Hospital Mãe de Deus (HMD) na última sexta-feira (17) para uma conferência sobre ossos e cartilagens e avanços em ressonância do sistema musculoesquelético, voltada a médicos interessados no tema. Resnick é diretor médico e professor de Radiologia na Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), nos EUA.
O encontro foi organizado pelo coordenador médico do Serviço de Radiologia do Centro de Diagnóstico e Imagem do Hospital Mãe de Deus, o também radiologista Marcelo Abreu. “Temos a oportunidade de ver falar aqui um dos expoentes da Radiologia. Ele está localizado em San Diego, onde fica a universidade com a qual temos mantido relações e onde ele coordena pesquisas”, ressaltou Abreu, que fez seu fellowship na UCSD (University of California San Diego, em inglês) nos anos 2000.
PUBLICIDADE
Referência em radiologia musculoesquelética atual
“Quero aproveitar novamente a oportunidade para agradecer por me convidar aqui para falar. É sempre bom vir ao Brasil, principalmente a Porto Alegre, porque está aqui a origem dos nossos intercâmbios com estudantes brasileiros. Então eu agradeço muito a todos vocês”, disse Resnick ao final de sua fala.
O radiologista norte-americano é considerado o “pai da radiologia musculoesquelética atual”, com mais de 1.100 artigos científicos e educacionais escritos, 16 livros e dezenas de capítulos de obras sobre o tema. Resnick é também membro de nove sociedades de radiologia, ex-presidente da International Skeletal Society e um dos responsáveis pela introdução do uso da técnica de ressonância magnética no sistema musculoesquelético.
“Dr. Resnick tem uma grande importância para a história da radiologia do Hospital Mãe de Deus. Em 1982, eu estive em San Diego e pude trazer muitos conhecimentos, e também enviamos muitos residentes para fazerem estágio lá”, afirmou o responsável pelos laudos de exames de imagem do Centro de Diagnóstico e Imagem do HMD, radiologista Armando Abreu, que participou do debate ao final da aula e também fez fellowship na Universidade de San Diego em 1982.
Na quinta-feira (16), Resnick também participou da discussão de casos desafiadores enviados por radiologistas de todo o país e deu seu parecer. Na mesma ocasião, conheceu os novos equipamentos de última geração em diagnóstico por imagem adquiridos pelo Hospital Mãe de Deus em 2023: o Tomógrafo Espectral de Dupla Energia GE Revolution, único no país com a funcionalidade de reconstrução de Imagem por Deep Learning (DLIR), e a ressonância magnética Signa Pioneer 3.0T Bore 70cm, da GE, que traz mais conforto para pacientes e, por meio de inteligência artificial, maior precisão e rapidez nos resultados de exames.
A conferência e o debate estão disponíveis em vídeo no canal do HMD no YouTube e podem ser conferidos aqui.