Gestão e Qualidade | 18 de março de 2013

Projeto tenta otimizar atendimento em Porto Alegre

Iniciativa prevê uso de táxis para o encaminhamento de pacientes ao local adequado
Projeto tenta otimizar atendimento em Porto Alegre

Foto: Secretário de saúde de Porto Alegre, Carlos Henrique Casartelli e Dra. Nadine Clausell, vice-presidente médica do HCPA

Em entrevista coletiva concedida no Hospital de Clínicas (HCPA) na manhã desta segunda-feira, 18, o secretário de saúde de Porto Alegre, Carlos Henrique Casartelli anunciou o início do programa ” Paciente Certo no Lugar Certo ” que visa otimizar e melhorar a atenção de saúde aos cidadãos da capital.

O projeto-piloto está em fase inicial e deverá sofrer ajustes. “Queremos melhorar o fluxo de pacientes no sistema. Muitas vezes a pessoa não procura o lugar certo”, considerou Casartelli. Através de uma classificação de cores (veja tabela abaixo) que segue o padrão da cidade inglesa de Manchester, hospitais, clínicas e Unidades Básicas de Saúde (UBS, com os mesmos padrões que, supostamente, são encontrados nas Unidades de Pronto-Atendimento, UPA), se auxiliam no tratamento.

As autoridades sanitárias de Porto Alegre acreditam que, com o novo programa, 30 a 40 pacientes deixarão de ocupar, desnecessariamente, a Emergência do HCPA, sendo atendidos em UPAs com a mesma eficácia, enquanto o HCPA esvazia ⅓ (um terço) do seu espaço destinado a casos graves, como Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).

“Se não houver parcerias, não vamos melhorar o município”, salientou a Dra. Nadine Clausell, vice-presidente médica do HCPA. “Desde dezembro estamos conversando e vendo um maneira integrada de trabalho. O Clínicas contribui mais efetivamente em casos graves. Se tem superlotação, deixamos de atender os mais críticos”, acrescentou, lembrando que muitas vezes uma dor aguda ou uma troca de receita pode ser realizada, com a mesma eficácia, em uma UPA.

Para os pacientes enquadrados nas cores verde (Pouco Urgente) e azul (Não Urgente) que procurarem atendimento em local inadequado, o projeto disponibilizará táxis, que encaminharão a pessoa até o pronto-atendimento. Num primeiro momento, a iniciativa será adotada no Hospital de Clínicas, nos pronto atendimentos Cruzeiro do Sul, Bom Jesus e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Tabela de cores:

VERMELHO – Emergência (caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato)

LARANJA – Muito Urgente (Atendimento médico o mais rápido possível)

AMARELO – Urgente (atendimento prioritário)

VERDE – Pouco Urgente

AZUL – Não Urgente

 

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