Gestão e Qualidade | 17 de junho de 2021

Projeto seleciona hospitais para projeto de redução de infecções hospitalares

Iniciativa vai selecionar 204 instituições públicas ou filantrópicas para fomentar o suporte técnico e práticas seguras que promovam a ampliação da qualidade e segurança em UTIs
Projeto seleciona hospitais públicos e filantrópicos para projeto de redução de infecções hospitalares

Hospitais públicos ou filantrópicos de todo o País já podem se inscrever para o projeto Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil.  A iniciativa vai selecionar 204 instituições para fomentar o suporte técnico e práticas seguras que promovam a ampliação da qualidade e segurança em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

As inscrições ficarão abertas até o dia 30 de junho. Os gestores dos hospitais interessados poderão se candidatar ao preencher um formulário com questões sobre o profissional responsável pela inscrição e informações gerais sobre os hospitais.

Ao final do projeto, que tem duração prevista de 24 meses, os profissionais das unidades irão implementar ou aprimorar o desempenho por meio da aplicação de diretrizes de práticas seguras para prevenção de:

Infecção primária da corrente sanguínea, associada ao uso de cateter venoso central;


Infecção urinária associada ao uso de cateter vesical e;


Pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV).

Protocolo para a higienização das mãos

Segundo o Ministério da Saúde, eles ainda serão capacitados sobre o protocolo para a higienização das mãos. “Todo esse trabalho é envolvido por uma estratégia que utiliza como método práticas de qualidade com foco, sobretudo na melhoria do trabalho em equipe, comunicação e envolvimento do paciente no cuidado”, afirma a diretora da Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde, Adriana Melo Teixeira.

Teixeira destaca ainda que o projeto irá prestar suporte para que as equipes simplifiquem e padronizem seus processos, “para que os profissionais possam ampliar e replicar o trabalho em outras unidades”.

Além de ser público ou filantrópico, para se candidatar ao projeto, o hospital precisa ter, no mínimo, 100 leitos ativos – sendo 10 de UTI adulto ou pediátrico. Também é necessário ter apoio institucional para se candidatar (responsável legal do hospital).

Metodologia

Cada grupo de 34 hospitais será acompanhado por profissionais dos Hospitais de excelência, que compõe o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). A unidade será responsável pela condução das sessões virtuais de treinamento, assim como o suporte contínuo e pelas visitas virtuais ou presenciais.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio PROADI-SUS, em parceria com os seis hospitais do PROADI: Hospital Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital da Beneficência Portuguesa, Hospital do Coração, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio Libanês, que será os responsáveis por todo o suporte técnico ofertado nas capacitações.

Acesse o formulário aqui

saude em nossas maos proadi-sus

PROADI-SUS 

O PROADI-SUS é uma forma alternativa para determinados hospitais fazerem jus à Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS) por meio da transferência de sua expertise pela realização de projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e assistência especializada voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o Brasil.

Com informações Ministério da Saúde. Edição SS.



VEJA TAMBÉM