Gestão e Qualidade | 15 de março de 2013

Projeto Paciente Certo no Lugar Certo entra em vigor na terça-feira

Sistema busca tornar o atendimento médico de urgência mais eficiente
Projeto Paciente Certo no Lugar Certo entra em vigor na terça-feira

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre iniciará na próxima terça-feira, 19, um projeto inovador para otimizar o fluxo de urgência e emergência de Porto Alegre. O “Paciente Certo no Lugar Certo” deve tornar o atendimento mais rápido e eficiente. Num primeiro momento, o Projeto Piloto da Rede de Urgência e Emergência (RUE) será adotada pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), nos pronto atendimentos Cruzeiro do Sul, Bom Jesus e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Antes do sistema ser efetivamente colocado em prática, acontece o lançamento oficial na segunda-feira, dia 18, no  HCPA. Em entrevista coletiva, o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, e a vice-presidente Médica do HCPA, Nadine Clausell, explicarão de forma mais detalhada como será o funcionamento.

O sistema vai direcionar os pacientes, em situação de maior ou menor gravidade, para os locais mais adequados. Assim, tanto aqueles que correm risco de vida quanto os que precisam de um tratamento mais simples serão assistidos de forma mais ágil.

Uma tabela de urgência será implantado, com cinco níveis de prioridade (seguindo cores da Escala de Manchester):

VERMELHO – Emergência (caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato)

LARANJA – Muito Urgente (Atendimento médico o mais rápido possível)

AMARELO – Urgente (atendimento prioritário)

VERDE – Pouco Urgente

AZUL – Não Urgente

Um sistema de transporte de pacientes também será integrado ao planejamento.

VEJA TAMBÉM