Gestão e Qualidade | 11 de janeiro de 2021

Projeto do PROADI-SUS reduz em mais de 65% erros de prescrição de medicamentos em hospitais públicos

Iniciativa Qualiti Hospitalar e realizada pelo HCor
Projeto do PROADI-SUS reduz em mais de 65% erros de prescrição de medicamentos em hospitais públicos

Com foco na segurança do paciente no SUS, o projeto Qualiti Hospitalar, realizado pelo HCor via PROADI-SUS, reduziu significativamente os erros relacionados a prescrição e manuseio de medicamentos nos 12 hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) acompanhados durante o triênio 2018-2020.

Além dos impactos na saúde do paciente, os erros de medicação podem aumentar o tempo de permanência dos pacientes em hospitais, o que desencadeia o aumento de custos. Por isso, a iniciativa visa auxiliar hospitais do SUS a implantar protocolos de segurança do paciente, utilizando a metodologia de Ciência da Melhoria, com o propósito de incorporar melhores práticas no processo medicamentoso. A meta do projeto era reduzir em 50% os erros relacionados a medicamentos até outubro de 2020.

A reunião de encerramento do projeto teve a participação das equipes de 12 hospitais dos estados do Amapá, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Rondônia, além de representantes da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde (SAES), do Ministério da Saúde. Os principais resultados foram:

Redução de 65,6% nos erros de prescrição; 


Redução de 42,4% nos erros de dispensação; 


Redução de 72,7% nos erros de administração de medicamento; 


Redução de 78,1% nos erros de checagem.


O projeto na prática

Realizado em parceria com a Coordenação Geral de Atenção Hospitalar do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde, o projeto dá atenção especial às práticas de medicação, como explica Cristiana Prandini, líder do projeto no HCor:

“As estratégias incorporadas pelas instituições para a prevenção de erros envolvendo esses medicamentos incluem a padronização da sua prescrição, a adoção de medidas de segurança na sua identificação e armazenamento, adequações para sua dispensação e preparo seguros, limitação do acesso a esses medicamentos, acesso às informações sobre esses medicamentos para profissionais e pacientes e a utilização da dupla checagem do preparo a administração” explica o especialista.

O compartilhamento do método foi essencial para o projeto, principalmente em assistência ao uso de medicamentos potencialmente perigosos. Por fim, sobre os resultados alcançados no triênio, o compromisso com a segurança do paciente é contínuo. Os hospitais públicos participantes têm a metodologia e ferramentas do trabalho dos últimos três anos para continuar contribuindo para a sustentabilidade desses resultados.


Saiba mais sobre o Qualiti Hospitalar.


Com informações Proadi-SUS. Edição SS.

VEJA TAMBÉM

Rede Santa Catarina apresenta Compromisso com o Futuro e reforça uma agenda estratégica de sustentabilidade

A Rede Santa Catarina, instituição filantrópica com 125 anos de atuação em saúde, educação e assistência social, lançou a agenda 2035, Compromisso com o Futuro, um conjunto de diretrizes estratégicas que orientará seu posicionamento e suas operações nos próximos anos. O documento consolida metas ASG+E (Ambiental, Social, Governança e Espiritualidade) e reafirma o compromisso da instituição com

Centro de Assistência do Círculo Saúde realizou mais de 28 mil atendimentos gratuitos em 2025

O Centro de Assistência do Círculo Saúde realizou mais de 28 mil atendimentos gratuitos em 2025, mantendo sua atuação integrada às políticas públicas de saúde com parcerias junto às Secretarias Municipais de Saúde dos municípios gaúchos de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Bom Jesus. A instituição viabilizou atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde

Hospital desenvolve plataforma que permite pacientes e familiares acompanharem em tempo real a jornada assistencial

A humanização do cuidado é tão essencial quanto qualquer avanço tecnológico e, no ambiente hospitalar, essas duas frentes caminham juntas para aliviar um dos momentos mais delicados para qualquer família: a espera por notícias. Profissionais que criam conexões genuínas e ferramentas que ampliam a transparência se complementam ao colocar pessoas, sentimentos e necessidades no centro