Professor da Fasaúde realiza palestra na Policlínica Militar de Porto Alegre
Paulo Petry ressaltou importância de atualização constante aos profissionais da saúde.
O professor e coordenador dos cursos de pós e extensão da Faculdade de Tecnologia em Saúde (FASAÚDE/Grupo IAHCS), Dr. Paulo Petry, realizou palestra na Policlínica Militar de Porto Alegre, na quinta-feira (27). Com auditório lotado, o professor salientou a importância da atualização permanente dos profissionais da área da saúde. Petry destacou a integração com a instituição militar, que tem, entre seus integrantes, alunos cursando Pós-graduação na Fasaúde.
Na apresentação, Petry explicou, em linhas gerais, algumas metodologias científicas aplicadas na área da saúde. Sobre sua trajetória acadêmica, destacou o livro “Epidemiologia”, de Leon Gordis, em que coordenou a tradução da obra para o idioma português.
De maneira ilustrativa, o professor mostrou propagandas antigas de marcas de cigarro comparadas às atuais, citando as diferenças significativas no entendimento do tabagismo pela sociedade, o que gerou reflexos na sociedade e medidas de saúde pública. Também citou estudos históricos sobre o cólera em Londres, no século 19.
O professor explicou aos militares da saúde a abordagem científica da saúde baseada em evidências. O palestrante enfatizou a importância de atualização constante no aprendizado de quem atua na área da saúde e gestão. Petry salientou duas frases que sintetizam a importância de atualização constante dos conhecimentos: “Dentro de 10 anos estará provado que metade daquilo que vocês aprenderam na faculdade estava errado. O problema é que nenhum dos seus professores sabe qual é esta metade”, do Dr. Sidney Burwell, diretor da Harvard Medical School; e “A inteligência é a habilidade de se adaptar às mudanças”, do físico Stephen Hawking.
O palestrante valorizou a oportunidade de retornar ao local onde iniciou a carreira. “Foi muito emocionante, em termos pessoais”. Com o convite do coronel Luiz Carlos Burgarelli, pude voltar ao local onde trabalhei jovem, recém-formado. Logo que saí da faculdade, atuei por um ano como profissional da saúde aqui na Policlínica”, relembrou.
A proximidade entre a Fasaúde e os profissionais militares da saúde foi salientada por Petry. “Foi muito gratificante em termos profissionais, porque nós, em nome da FASAÚDE, IAHCS e FEHOSUL, pudemos divulgar nossos produtos para os profissionais de saúde do Exército Brasileiro, que tem se tornado um parceiro importante dos nossos cursos”, pontuou.
Antes da palestra, o diretor da Policlínica Militar de Porto Alegre, coronel Luiz Carlos Burgarelli, apresentou as instalações da instituição ao professor Paulo Petry. Atualmente, a Policlínica atende 16 especialidades médicas, além das áreas de odontologia, fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.
O coronel enfatizou a relevância do tema apresentado na palestra aos profissionais da saúde. “É extremamente importante que nossos integrantes, da Policlínica Militar, saibam sobre as mudanças que estão ocorrendo no mercado de saúde, e o que podemos fazer na área pública para economizarmos os nossos recursos. Cito o curso de Gestão
Assistencial e Negócios em Saúde, que é importantíssimo nessa área. Estimular a minha equipe a realização de cursos dessa profundidade é fundamental para quem deseja, no futuro, ter algo sustentável”, frisou.
Alunos militares da Fasaúde acompanham a palestra
Entre os vários profissionais militares da saúde que acompanharam a palestra do coordenador de Pós-graduação da Fasaúde, estavam dois alunos da instituição: o coronel farmacêutico, Cláudio Fonseca Saucedo; e a militar temporária, Adriane da Silva Paula, ambos alunos do professor Petry.
O coronel Saucedo, que está concluindo o MBA Gestão Assistencial e Negócios em Saúde, apontou que é essencial os gestores estarem atentos ao que o professor Petry abordou: a necessidade permanente do profissional se atualizar. “Um dos caminhos para o fracasso, na gestão, é administrar com conceitos do passado. O professor trouxe, nessa palestra, alguns pontos sobre o que os gestores devem fazer para ter sucesso na gestão da saúde”, afirmou.
A militar temporária Paula, que está cursando o MBA Auditoria e Gestão em Saúde, salientou a satisfação de acompanhar, na instituição militar, a palestra do coordenador dos cursos de pós e extensão da Fasaúde. “Sou suspeita em falar sobre o professor Petry, porque sou aluna e recomendo muito as suas aulas”, destacou. A militar acrescentou que está sempre em busca da qualificação do seu currículo. “A Fasaúde é bem conceituada, o que me deixa adaptada e qualificada para o mercado de trabalho. E para ter condições de se manter no mercado de trabalho, o ideal é estar sempre qualificado e atualizado com aquilo que o mercado exige no momento”, destacou.