Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 13 de janeiro de 2023

PROADI-SUS capacita cerca de 7 mil profissionais da rede pública em ATS

Iniciativa conduzida pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz leva a todo o país informações sobre o processo de incorporação de tecnologias no SUS
PROADI-SUS capacita cerca de 7 mil profissionais da rede pública em Avaliação de Tecnologias em Saúde

Em quatro anos de atuação, o Projeto de Desenvolvimento da Avaliação de Tecnologias em Saúde (DATS) capacitou 6.971 profissionais da saúde pública em todo o país — ao todo, foram 43 cursos oferecidos e 3.978 horas ofertadas. Além disso, foram elaboradas diversas diretrizes metodológicas para orientar o setor público na avaliação e produção de estudos. A iniciativa é executada pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz desde 2018 no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADISUS), do Ministério da Saúde, a fim de fortalecer a área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Brasil e apoiar de forma cada vez mais completa a tomada de decisão e a alocação eficiente dos recursos do SUS.

A coordenadora do DATS, Cleusa Ferri, explica que a ATS considera de forma sistemática a eficácia e a efetividade clínica, o custo, a relação custo-efetividade, às implicações organizacionais, as consequências sociais e as considerações éticas e legais de uma tecnologia em saúde; usualmente relacionadas à adoção de medicamento, equipamento médico, procedimento clínico ou cirúrgico ou intervenções educacionais, bem como Políticas Públicas. “Trata-se de uma atividade multidisciplinar que considera de forma sistemática a eficácia e a efetividade clínica, o custo, a relação custo-efetividade, às implicações organizacionais, as consequências sociais e as considerações éticas e legais de uma tecnologia em saúde; usualmente relacionadas à adoção de medicamento, equipamento médico, procedimento clínico ou cirúrgico ou intervenções educacionais, bem como Políticas Públicas. O tema é indispensável para a tomada de decisão sobre a incorporação de tecnologias em saúde no SUS e considero um dos mais importantes para analisar a eficácia dos medicamentos”, afirma.


PUBLICIDADE

Gestao-Financeira-Hospital-Receita-Hospitalar


Documentos

Dentre os documentos elaborados, os mais importantes estão relacionados à elaboração de pareceres técnico-científicos (PTC) e de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados. O primeiro esclarece quando um PTC deve ser elaborado e quais os recursos necessários para isso, esclarecendo qual deve ser a estrutura, assim como as etapas e avaliação. Já a diretriz metodológica relacionada à revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados realiza uma introdução ao tema e oferece um guia para esta elaboração, apresentando os principais métodos estatísticos para metanálise de desfechos contínuos e dicotômicos.

Segundo Haliton Oliveira, gerente de pesquisa de projetos da Responsabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, “registros de novos medicamentos e produtos para a saúde passam pela avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas como avaliar se é possível assumir o custo adicional de novas tecnologias em um sistema único de saúde, levando em conta não apenas a efetividade de determinada tecnologia, mas também o seu custo, considerando sempre as necessidades e perspectivas de seus usuários? O projeto visa oferecer ferramentas para que profissionais da área consigam fazer essa avaliação e vai além da capacitação, também orientando os profissionais sobre a elaboração de diretrizes que determinam como um estudo deve ser feito e quais as regras a serem seguidas, focando em garantir a homogeneidade nas entregas para o Ministério da Saúde”, conclui.

Temas ofertados nas capacitações

Oficina de elaboração de estudos para avaliação de Equipamentos Médico-Assistenciais


Curso Básico de ATS para Gestores do SUS


Curso de Avaliação de Tecnologias em Saúde em parceria com o Instituto de Efectividad Clínica y Sanitaria (IECS), da Argentina, na modalidade à distância (EaD)


Curso de extensão Capacitação para elaboração de Parecer Técnico-Científico


Curso de Capacitação: Diretrizes Metodológicas do Sistema GRADE


Curso Intermediário de Avaliação de Tecnologias em Saúde para Gestores do Sistema Único de Saúde (SUS)


Curso Introdutório de Avaliação de Tecnologias em Saúde


Escola de Altos Estudos


MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde


Oficina de ATS na Atenção Básica


Oficina de Parecer Técnico-Científico


Oficina de Revisão Sistemática e Metanálise de Ensaios Clínicos Randomizados


Curso Introdutório de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS)


Curso Sistema GRADE: graduação da certeza no conjunto final da evidência

 



VEJA TAMBÉM