Gestão e Qualidade | 11 de janeiro de 2023

Presidente da Unimed Vale dos Sinos analisa os desafios de 2022 e apresenta os projetos para 2023

Luis Carlos Galleano de Melo é o 12º entrevistado da série especial do Setor Saúde
Presidente da Unimed Vale dos Sinos analisa os desafios de 2022 e apresenta os projetos para 2023

A Unimed Vale do Sinos, assim como todas as operadoras de planos de saúde do Brasil, adotou em 2022 diversas medidas para se adaptar a um dos cenários mais desafiadores vividos na saúde suplementar. Porém, conforme o presidente da operadora, Luis Carlos Galleano de Melo, o ano também foi de conquistas importantes, como os resultados positivos alcançados pelo novo Hospital que completou um ano de atividade, assim como o início do projeto de cirurgia robótica. O executivo é o 12º entrevistado da série especial que apresenta a análise de lideranças de operadoras e hospitais sobre o setor da saúde.

Melo detalha as principais medidas adotadas para enfrentar os novos desafios de mercado e apresenta as conquistas mais relevantes em 2022. O ano de 2023 seguirá tendo investimentos, inclusive, com a contratação de cerca de 200 novos colaboradores. Outro grande projeto estudado para o futuro é o da construção de um Sênior Living. O executivo fala ainda sobre como a Unimed Vale dos Sinos vem trabalhando para ampliar o número de serviços próprios aos seus beneficiários. Em relação aos eixos estratégicos, Melo detalha iniciativas voltadas para as trilhas Pessoas e Processos, assim como o desenvolvimento de métodos de remuneração baseada em valor para os médicos cooperados. Alinhada às novas tendências e inovações, a operadora possui diversos projetos voltados para a transformação digital, automação de processos e jornada digital na saúde. Em relação aos gargalos a serem enfrentados pelo setor e instituições de saúde em 2023, o presidente entende que é preciso discutir a sustentabilidade das operadoras, principalmente frente aos impactos de medidas como o rol taxativo e o Piso de Enfermagem. Confira.

Desafios e conquistas mais relevantes em 2022

“Desde o início de 2020 estamos passando por uma situação sem precedentes, com inúmeras dificuldades, desafios e perdas. O ano de 2022 foi particularmente desafiador para nós como operadoras de planos de saúde, seja pelos reflexos da pandemia, seja pelas novas legislações que nos afetam diretamente. A sinistralidade aumentou de forma assustadora. A demanda reprimida pela pandemia, novas coberturas estabelecidas pela ANS e a queda do rol taxativo afetaram e impactarão ainda muito mais os nossos resultados. A Unimed Vale do Sinos adotou diversas medidas administrativas, revisou orçamento, suspendeu novas contratações, promoções e todos os gastos possíveis de serem cortados”, detalha.

Por outro lado, o ano também ficará marcado por conquistas importantes. “Mas também foi um ano de conquistas. O nosso novo Hospital completou um ano, com resultados positivos desde o segundo mês de funcionamento, ao contrário do que era previsto para o início das atividades e com média de ocupação em torno de 90%. E este resultado positivo tem ajudado a Cooperativa a se manter estável. ”

Conforme Melo, “outra aspiração nossa com o novo hospital, era de atender casos de alta complexidade. Assim, logo após a inauguração iniciamos com este projeto na área de Neurologia e Cirurgia Cardíaca. Também já contamos com serviço de Hemodiálise. ”

hospital unimed vs

“Outro projeto importante que iniciamos é de cirurgia robótica, investimento de mais de R$ 3 milhões. O equipamento foi adquirido e iniciamos os treinamentos para os médicos. Será um salto na qualificação do nosso hospital. ”

Conquistas em relação à qualidade e a segurança dos pacientes também foram comemoradas. “Mantivemos nossa acreditação perante o Programa de Acreditação de Operadoras da ANS e também a acreditação ONA do Hospital Unimed São Leopoldo”, comemora o presidente da Unimed Vale dos Sinos.

Principais investimentos para 2023

“O principal investimento para 2023 é a finalização do Retrofit do primeiro Hospital da Unimed Vale do Sinos, que está passando por uma ampla obra de modernização e ampliação.  A inauguração deverá acontecer em meados de fevereiro/2023 e irá abrigar o atendimento materno-infantil de alto risco, com UTI Neonatal com 20 leitos, hemodinâmica e hemodiálise. ”

“Para o início das atividades deste hospital estão sendo recrutados mais de 200 novos colaboradores”, anuncia.

“Como já falamos anteriormente, outro projeto que iniciamos este ano e que será dado continuidade em 2023, é a cirurgia robótica. Já temos a previsão de realizar o primeiro procedimento em janeiro. ”

“Através da nossa holding estamos trabalhando em um outro grande projeto que é a construção de um Sênior Living”, completa Melo.

cirurgia robotica unimed vale dos sinos

Como a operadora vem buscando a eficiência

“Um dos grandes movimentos da Cooperativa fez neste sentido foi a construção de um novo hospital, maior, mais tecnológico e de alta complexidade. Outro movimento é a finalização do Retrofit do primeiro hospital e a reorganização dos fluxos de atendimento a partir da utilização desta nova estrutura”, reforça.

“Com isso estaremos melhorando o atendimento aos beneficiários nas duas unidades hospitalares. Além disso, com as duas unidades operando, mais clientes poderão ser atendidos nos serviços próprios, gerando mais retorno para a Cooperativa”, entende.

“Nesta mesma linha, é o programa de implantação de serviços de alta complexidade em diversas especialidades. Já implantado o programa de cirurgias neurológicas e cardíacas. Outro que está sendo trabalhado é o Transplante de Medula Óssea. “

Hospital da Unimed Vale do Sinos - alta complexidade

Eixos estratégicos estipulados para o ciclo 2023

“Para 2023, um dos focos será no Complexo de Saúde (foto abaixo). Com o término da Retrofit e início das atividades no primeiro Hospital da Unimed Vale do Sinos, poderemos nos dedicar aos projetos para nos tornarmos referência na área da saúde por meio da excelência do cuidado. Para isso estão sendo pensados programas como Centro Especializado de Serviços de Alta Complexidade e de referência em Especialidades e projetos como Cirurgia Robótica, entre outros.  Na parte assistencial, em janeiro deverá ocorrer a avaliação para certificação ONA no Hospital Unimed – Torre II. ”

complexo de saude unimed vale dos sinos

“Já na trilha de Pessoas, trabalhamos para promover a cultura com foco na inovação, adaptabilidade, autonomia e resultados. Um dos projetos mais importantes é o desenvolvimento de métodos de remuneração baseada em valor para os médicos cooperados. Na trilha de Processo, focamos na experiência do cliente, através da agilidade, segurança e excelência nas entregas. Os programas em desenvolvimento são de Acreditação Hospitalar, cuja auditoria já está agendada para início de 2023 e trabalha para revisão da Acreditação de Operadoras, que deve ser no final do ano”, detalha.

“Estes são apenas dois exemplos que além de beneficiar os clientes também beneficiam a comunidade e contribuem para a sustentabilidade da empresa. ”

unimed vale dos sinos

Tendências e inovações

“Nos próximos anos, entendemos que as tecnologias devem convergir cada vez mais em benefícios para a jornada do nosso cliente. Nos últimos anos investimos muito na automatização de processos internos, com Hospital digital utilizamos tecnologias como RPA, BPM, IA e LowCode para criar ferramentas que descartam a utilização do papel e o retrabalho, quando o processo inicial é digitalizado conseguimos melhorar toda a cadeia, com isso podemos oferecer aos nossos clientes uma experiência que vai desde a entrada via reconhecimento facial em nosso hospital como o pagamento de sua conta pelo Aplicativo utilizando o seu cartão crédito e liberando a cancela apenas pela checagem facial.”

“Estamos trabalhando para cada vez mais liberar mais funcionalidades dentro do nosso App para trazer mais autonomia ao cliente, desafogando nossa central de atendimento, outro ponto é a unificação de nossas aplicações de BI na nuvem do Google para o processamento e utilização de recursos de analytics, esses recursos nos ajudarão a maximizar as decisões baseadas em dados”, completa.

complexo de saude unimed vale dos sinos ----

“Existem muitas tendências e inovações em andamento na área da saúde, incluindo o uso crescente de tecnologia de inteligência artificial para ajudar a diagnosticar doenças e a monitorar pacientes, bem como o aumento da incorporação de tecnologia móvel em cuidados de saúde para torná-los mais acessíveis e convenientes. Além disso, a medicina de precisão está se tornando cada vez mais comum, o que permite tratar doenças de maneira mais eficaz e personalizada. ”

Para Melo, “a tecnologia não pode ser utilizada apenas por ser a tecnologia do momento, ela tem que beneficiar nosso cliente dentro da sua jornada ou mesmo que automatize apenas um processo interno ela ainda assim pode melhorar a entrega dos nossos serviços. ”


PUBLICIDADE

Gestao-Financeira-Hospital-Receita-Hospitalar


Principais gargalos que devem ser foco de atenção

“Para as operadoras de Planos de Saúde, acredito que o rol taxativo seja um dos principais desafios a enfrentar. As operadoras são obrigadas a conceder todas as coberturas, porém não podem repassar estes valores nas mensalidades. Se não houver uma gestão rigorosa, a sustentabilidade das operadoras fica à perigo. ”

“Outra grande preocupação para as empresas de saúde é o piso nacional da enfermagem”, finaliza Melo.

Luis Carlos Galleano de Melo perfil unimed

perfil unimed vs



VEJA TAMBÉM