Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 23 de maio de 2022

Presidente da Dr. TIS defende conectar Unidades Básicas de Saúde e grandes hospitais privados

Startup especializada em telerradiologia e telemedicina apresentou novidades na Feira Hospitalar 2022, em São Paulo
Presidente da Dr. TIS defende conectar Unidades Básicas de Saúde e grandes hospitais privados

Fundada no Brasil há quatro anos, a startup Dr. TIS tem sido pioneira em serviços de tecnologia para a saúde, especialmente na área da telerradiologia e da telemedicina. Somente em 2021, a healthtech registrou a marca de 1,7 milhão de exames em sua plataforma de gestão de imagens médicas e crescimento de 129% em consultas por telemedicina viabilizadas.

Durante a pandemia da Covid-19, período em que a capacidade de atendimento médico precisou ser ampliada, o crescimento da empresa foi de 300%. Atualmente, a Dr. TIS faz parte do cotidiano de mais de 220 hospitais e clínicas espalhados por 20 estados.

Presente na última Feira Hospitalar — que ocorreu entre os dias 17 e 20 de maio em São Paulo — a presidente da startup, Jihan Zoghbi, destaca que seu propósito tem sido aproximar os pacientes dos melhores médicos e hospitais, independentemente da localização geográfica. Jihan acredita que nos próximos anos haverá condições para que as Unidades Básicas de Saúde estejam conectadas com especialistas dos melhores hospitais privados.

“Geografia não é mais um problema. Oferecemos uma tecnologia 100% brasileira e capaz de ajudar o país a vencer os desafios e gargalos de sua extensão continental. A telemedicina e a telerradiologia permitem que os especialistas, geralmente concentrados em determinadas regiões, possam atender pessoas que residem em áreas de difícil acesso, mais distantes dos centros urbanos”, exemplifica a presidente.

A Head de Produtos da Dr. TIS, Renata Ramos, destaca que a startup atende todos os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), atua com máxima segurança e dentro das normas vigentes, além de trabalhar com uma infraestrutura de ponta, que permite alta disponibilidade via AWS. Isso significa que médicos podem estar em qualquer local com internet para prestar consultas, analisar exames e disponibilizar laudos, por exemplo.

“Nossas ferramentas são estáveis e tudo é armazenado em cloud, o que permite que os hospitais possam gerir melhor os seus recursos, sem a necessidade de grandes investimentos em data centers físicos. Atendemos desde grandes instituições — como o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre — até clínicas e médicos que atuam em consultórios individuais”, aponta Renata.

Médicos têm acesso facilitado ao sistema, até mesmo pelo telefone

A Dr. TIS é hoje uma das poucas empresas genuinamente brasileiras que contempla toda a jornada de diagnóstico por imagem, com recursos de armazenamento, distribuição eletrônica e de interpretação de imagens, worklist, central de laudos e entrega de exames online. Um dos grandes diferenciais da empresa é a usabilidade do PACS Cloud, uma solução que permite aos radiologistas acessarem informações em qualquer lugar e a qualquer hora — via browser.

Em 2022, a empresa liberou o Viewer web (desenvolvimento próprio), que torna a experiência do médico mais rápida e precisa, além de facilitar o fluxo de trabalho das equipes de saúde. Outro lançamento é o Connect, responsável por receber imagens de equipamentos de radiologia, organizar as informações, criptografar e enviar para a nuvem e para a plataforma de PACS, além das integrações, quando necessárias.

De acordo com o diretor de Negócios da Dr. TIS, Abrahão Lucas de Souza Ferreira, isso significa eliminar uma série de trabalhos manuais e prevenir erros técnicos. “O profissional fica liberado para cuidar do que realmente precisa, com autonomia, pleno controle e agilidade. E as instituições de saúde também ganham, pois há a integração de dados de migração de legado, de forma eficiente e simplificada”, destaca.

Feira Hospitalar

Ao lado de grandes pensadores da saúde e da tecnologia do Brasil, a presidente da Dr. TIS, Jihan Zoghbi, participou do painel “Por que na saúde ainda continuamos digitalizando o erro, o lento e o inútil?”. Jihan, que também preside a Abicis, ajudou na coordenação dos trabalhos na Arena de Inovação.

Palco para a geração de novas oportunidades de negócios e desenvolvimento tecnológico, a Feira Hospitalar 2022 foi ponto de encontro de todo o mercado nacional e internacional da saúde. A 27ª ocorreu de 17 a 20 de maio no São Paulo Expo e reuniu cerca de 50 mil visitantes e 1 mil expositores de 30 países, conforme dados preliminares.

 



VEJA TAMBÉM