Mundo | 22 de agosto de 2012

Portugal paga quatro euros por hora de trabalho a enfermeiros

Profissionais estão aceitando trabalhar pelo menor salário já pago à categoria por causa da crise que assola a Europa
Portugal paga quatro euros por hora de trabalho a enfermeiros

Por conta a grave crise econômica mundial e que atingiu a Europa, países como Portugal estão iniciando um movimento para contratar enfermeiros a um custo de 4 euros por hora de trabalho. No Brasil, o Projeto de Lei 4.924/09 em tramitação na Câmara Federal, estabelece o piso nacional para a categoria dos enfermeiros em R$ 4.650 ou seja, R$ 116,25 a hora de trabalho.

Os profissionais portugueses estão divididos com os novos valores oferecidos pelo mercado de trabalho. Enfermeiros recém formados e com menos tempo de experiência acabam aceitando as propostas de 4 euros pela hora de trabalho, impulsionando ainda mais os valores para baixo.

Um profissional, que até pouco tempo cobrava cerca 700 euros por mês de trabalho, hoje já aceita valores bem inferiores, só para não perder a oportunidade de estar no mercado de trabalho. A maioria acaba procurando clínicas e hospitais próximas às suas residências, o que diminui os custos com transporte e alimentação, sendo uma das vantagens para aceitar esse novo formato de trabalho.

O Sindicato dos Enfermeiros de Portugal está indignado e já denunciou a situação. Para a entidade, está em jogo a dignidade da profissão e também a do sistema de saúde do país.

Enquanto Portugal oferece valores tão baixos pela hora de trabalho dos enfermeiros, outros países da Europa ainda pensam em manter o sistema da saúde com melhores condições – e isso significa remunerações mais justas. Hospitais franceses, suíços e alemães estão dispostos a contratar os enfermeiros portugueses. Na França, por exemplo, um profissional recebe entre 1,5 e 2,3 mil euros por mês.

VEJA TAMBÉM