Plano de saúde expõe condição de portadores de HIV em carta
Texto era visível na janela dos envelopes e afetou 12 mil pessoas
Milhares de pessoas com HIV, nos Estados Unidos, receberam cartas enviadas pela operadora de saúde Aetna revelando sua condição em envelope enviado aos endereços informados pelos beneficiários.
As cartas, que a empresa enviou para 12 mil pessoas, deveriam transmitir uma mudança nos benefícios de farmácia (para compra e disponibilização de medicamentos), porém o texto visível nos envelopes mostrou os nomes dos pacientes portadores do vírus.
“As pessoas foram devastadas. Muitas pessoas nos disseram que escolheram não divulgar seu status de HIV aos membros da família – mas foi desta forma [cartas] que os membros da família descobriram”, disse Sally Friedman, diretor do Legal Action Center, que está lidando com a Aetna para corrigir a violação ocorrida. A Legal Action combate a discriminação contra pessoas com histórico de vícios, HIV/AIDS ou antecedentes criminais e defende políticas públicas sólidas nessas áreas.
De acordo com comunicado da Aetna, a empresa está notificando as autoridades estaduais e federais sobre a violação. O envio foi enviado em 28 de julho. “Pedimos sinceras desculpas aos afetados por uma questão de correspondência que inadvertidamente expôs a informação de saúde pessoal de alguns beneficiários da Aetna. Este tipo de erro é inaceitável, e estamos realizando uma revisão completa dos nossos processos para garantir que algo assim nunca mais aconteça”, explica o comunicado.
A Aetna disse que as correspondências foram enviadas para aproximadamente 12 mil pessoas, mas que não estava claro ainda qual o exato número de envelopes mostrava as informações pessoais de condição de saúde.