Planejamento tributário auxilia no aumento da lucratividade e evita desperdícios
Especialista em Direito Tributário reforça a importância de projetar os tributos para o próximo ano.Já faz tempo que o planejamento tributário deixou de ser apenas uma opção e passou a figurar entre as estratégias da organização, independente do porte da empresa. Anualmente, é possível organizar e planejar os tributos do próximo ano, que irão auxiliar a empresa a aumentar a lucratividade e evitar os desperdícios. De acordo com o sócio e especialista em Direito Tributário do escritório Xavier Advogados, Cristiano Diehl Xavier, as empresas devem tratar o planejamento tributário como processo anual obrigatório. “Não dar relevância, especialmente no cenário atual, pode acarretar problemas fiscais e financeiros insuperáveis”, afirma.
Quando se trata da solvência da empresa, o planejamento tributário pode se tornar um grande aliado. “Além de melhorar as margens e o fluxo de caixa, o planejamento tributário auxilia a evitar pagamentos equivocados e mantém a regularidade fiscal da empresa junto ao Erário”, explica o especialista em Direito Tributário. Segundo Cristiano, para estruturar um planejamento tributário efetivo, é preciso que a empresa esteja assessorada por especialistas ou consultorias, visando melhorar sua competitividade e saúde financeira, agravada nesse momento de pandemia.
PUBLICIDADE
Práticas que podem ajudar o planejamento tributário efetivo
Para o próximo ano, o especialista do Xavier Advogados aconselha algumas práticas que podem auxiliar na organização de um planejamento tributário efetivo. “Refazer a análise do melhor regime fiscal para a empresa (Lucro Real, Presumido, Simples Nacional ou Microempreendedor Individual); estudar a necessidade de uma reorganização societária, visando dividir ou juntar operações, buscando maior economia tributária; revisar ou definir a correta atividade econômica, objetivando a utilização dos CNAEs (código nacional de atividade econômica) correto; e a revisão a utilização de créditos fiscais podem auxiliar na organização”, reforça.