Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 7 de dezembro de 2022

Pioneira em gestão de glosas, ZG Soluções atinge a marca de 460 hospitais clientes

Em entrevista exclusiva, CEO da empresa Fábio Santos destaca momentos-chave da expansão da empresa de tecnologia
Pioneira em gestão de glosas, ZG Soluções atinge a marca de 460 hospitais clientes

Com crescimento consistente ao longo dos seus 14 anos de atuação, a ZG Soluções, de Goiânia, foi a primeira empresa do Brasil a se especializar em resolver um dos principais gargalos do setor hospitalar: as glosas represadas. Com soluções inovadoras, surgia em 2008 uma empresa de tecnologia arrojada que se mantém até hoje como o player mais importante em automação dos processos de trabalho dos ciclos de receita hospitalar, contribuindo para uma melhor eficiência operacional e financeira dos hospitais. Neste ano, a empresa alcançou a notável marca de 460 clientes – entre os parceiros estão os mais importantes grupos hospitalares do Brasil.

Para entender mais sobre o sucesso da organização, o portal Setor Saúde conversou com o CEO Fábio Santos, que fala sobre o início da empresa e detalha os momentos cruciais da caminhada. O executivo também aborda a importância do modelo de trabalho e os valores defendidos pela ZG, assim como a sua visão em relação ao momento atual da saúde suplementar e como a empresa vem trabalhando para se manter a referência número 1 em se tratando de apoio à melhoria da gestão na área de faturamento hospitalar. 

A agilidade em trazer informações úteis para a tomada de decisão é um dos pontos centrais a serem destacados. “A ZG Soluções é uma empresa que respira métodos ágeis desde a sua concepção e direciona seus esforços prioritariamente à entrega de valor aos seus clientes, por acreditar que “o menos é mais”, e que os clientes esperam e valorizam a entrega contínua e ágil. Nosso propósito como empresa é encantar os nossos clientes a cada dia, fazer com que tenham os melhores resultados possíveis e que naturalmente nos recomendem a outros prestadores de saúde. Vale destacar que o início da ZG Soluções é um case de sucesso dos métodos ágeis. O Zero Glosa, nosso primeiro produto, foi idealizado e desenvolvido de forma iterativa e incremental. Levantamos as principais dores do cliente, mapeamos o que seria um produto mínimo viável [MVP], e trabalhamos com entregas contínuas [quinzenais] que já agregam valor naquele momento. Esse modelo nos permitiu focar nas principais dores do ciclo da receita e construir uma solução que de fato agregasse valor ao mercado”, entende Santos.

Como explica o CEO da empresa: “o Zero Glosa chegou ao mercado goiano em 2008 com o intuito de revolucionar as gestões de unidades de saúde. Em menos de 3 anos, assumiu uma fase de expansão alcançando uma fatia significativa do mercado regional, com a entrada de investidores anjos com participação minoritária em 2011. Em 2012, o Zero Glosa chega ao Distrito Federal e, em seguida, passa a estar presente em todos os hospitais da Rede D´Or. Em 2016, é oficialmente lançada a marca ZG Soluções, com ampliação da gama de serviços e módulos operacionais. No ano seguinte, conquistamos o Grupo Américas [UHG/UnitedHealth Group]. No aniversário de 10 anos de trabalho, o Zero Glosa já estava presente em 18 estados brasileiros e em mais de 150 prestadores de saúde. Em 2022, atingimos a marca de 460 prestadores em todas as regiões do Brasil. ” 

ZG SOLUCOES GLOSAS SS 600

Momentos cruciais da caminhada

Santos detalha momentos marcantes da empresa, como os primeiros movimentos e conquistas que ajudaram a impulsionar a percepção de qualidade dos serviços junto ao mercado. Entre os destaques, o contrato fechado para implantação das soluções na maior rede de hospitais do Brasil, a Rede D’Or. Nos meses e anos seguintes, outros grandes grupos de saúde se juntaram ao rol de clientes. A empresa, hoje, está presente em 24 estados e no Distrito Federal.

“Em 2009, visitamos Brasília e São Paulo para fazer uma pesquisa de mercado e entender se as dores atendidas pela Zero Glosa eram exclusivas dos prestadores de saúde goianos e, para nossa surpresa, encontramos as mesmas dores em outras praças. Nesse primeiro momento, era difícil provar o nosso valor por ser uma empresa pequena de Goiânia. ”

“Alguns anos depois, em julho de 2012, conquistamos em Brasília o Hospital Santa Luzia e o Hospital do Coração, que no mesmo ano foram adquiridos pela Rede D’Or e nos permitiu ser vistos pelo grupo e, consequentemente, respeitado pela qualidade das nossas soluções no Distrito Federal”, completa Santos.

A grande virada de chave veio um ano depois. “Em março de 2013, fechamos o contrato para implantação em todos os hospitais da Rede D’Or. A confiança do grupo mostrou para todo o mercado brasileiro que a ZG era a escolha certa e que nossas soluções de fato agregam muito à gestão hospitalar. ”

“Dessa forma, consolidamos nossa participação no setor de saúde brasileiro, ajudando centenas de clientes a reduzirem suas perdas financeiras e otimizarem seus processos operacionais, dentre eles temos Grupo Américas [UHG], Grupo Santa Catarina, Grupo Santa Joana, Grupo São Camilo, Grupo Hospital Care, Grupo Casa, BP, HCor, AC Camargo, Mãe de Deus, Mater Dei, Oswaldo Cruz, entre outras grandes redes, hospitais e laboratórios. ”

Rapidez e indicadores a favor dos hospitais

Atualmente a empresa atua com dois produtos: o Zero Glosa (gestão de glosas e conciliação automática de créditos) e ZG Transmissão (processo de envio de contas centralizado e otimizado). São soluções que automatizam processos de trabalho repetitivos no ciclo da receita, buscando uma maior eficiência operacional e financeira. “A tomada de decisão [para os gestores] se torna mais assertiva com a gama de indicadores contemplados [em nossas soluções]”, explica.

“Os prestadores de saúde enfrentam diariamente um grande desafio: a busca prioritária por um bom desfecho clínico de seus pacientes em conjunto com a garantia da saúde econômico-financeira das instituições, que muitas vezes é afetada pelas glosas. São inúmeros os motivos de glosas e, muitas vezes, arbitrários, tornando o processo de remuneração ainda mais complexo. Por este motivo, os prestadores de saúde são obrigados a gastar tempo e recursos analisando cada item glosado pelas operadoras de saúde, em que decidem se a glosa é passível de recurso ou se foi um erro interno que será declarado contabilmente como perda. O processo de conferência é demorado, manual e propenso a erros, e eventualmente não é possível enviar os recursos nas datas estabelecidas pelo convênio, o que atrasa ainda mais a recuperação das glosas e aumenta as perdas. Esse problema é enfrentado por prestadores de todos os tamanhos, sejam grandes grupos, hospitais, clínicas, laboratórios, chegando até o nível de médicos que também acabam recebendo seus honorários com glosas. Os prestadores de saúde precisam se apoiar na tecnologia da informação para tomarem decisões estratégicas mais assertivas, com base em indicadores consolidados [Analytics]. A ZG fornece soluções que melhoram a saúde econômico-financeira das instituições de saúde. ”

Valores bem definidos

O correto alinhamento da cultura organizacional e o cuidado com os colaboradores são marcas da ZG. Rodrigues aponta valores que são indissociáveis da atuação da empresa e que se refletem no bom atendimento prestado aos clientes.

“A gente acredita muito no engajamento do colaborador. Um colaborador feliz, engajado, alinhado com o propósito da empresa reflete e impacta diretamente na felicidade do nosso cliente. Incentivamos muito a postura empreendedora dos nossos colaboradores, independente da sua posição na empresa. Além disso, em nosso diálogo com clientes, colaboradores e fornecedores, sempre trazemos os nossos valores de honestidade, colaboração, compromisso, transparência e respeito. E nossos resultados ao longo desses 14 anos são frutos dessa postura”, aposta Santos.

A Saúde Suplementar e os próximos passos 

Para buscar a sustentabilidade financeira, os hospitais precisam prestar bons serviços e manter os clientes satisfeitos. E cada vez mais, a melhoria da gestão passa pela transformação digital e domínio total das informações gerenciais para evitar desperdícios e perdas. Para Santos, o aprimoramento dos produtos atuais e o desenvolvimento de novas soluções serão vitais para perpetuar a ZG como a líder de mercado.

“No atual momento econômico-financeiro vivido pelas instituições de saúde suplementar do Brasil, sobreviverá apenas quem: prestar um serviço de qualidade, conquistar a satisfação dos clientes atendidos e conseguir manter a sustentabilidade financeira da instituição. Diante deste cenário, pretendemos continuar aprimorando as soluções atuais da ZG e desenvolver novas soluções para melhorar a vida dos prestadores de saúde impactados com as perdas financeiras ocasionadas por glosas, bem como aqueles que enfrentam diariamente as dores da falta de informações para negociações comerciais favoráveis e que garantam a sustentabilidade do negócio”, finaliza. 

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