Tecnologia e Inovação | 13 de fevereiro de 2014

Pílula é alternativa à cirurgia gástrica

Pequeno dispositivo transforma-se em um balão após ser engolido, sendo alternativa para a perda de peso
Pilula Obalon

Uma nova alternativa para as pessoas que precisam perder peso e não querem (ou não podem) passar por procedimentos cirúrgicos foi lançada no Reino Unido. O Obalon é um balão gástrico do tamanho de uma pílula, que é engolida e, após alojada no estômago, infla até ficar do tamanho de uma maçã, ajudando a saciar a fome.

É o primeiro balão gástrico que se pode engolir, o que torna desnecessária a anestesia ou sedação. O Obalon, que infla cerca de 30 minutos após a ingestão, faz o paciente se sentir satisfeito mais rápido e, aliado a uma dieta saudável, garante melhores resultados de perda de peso.

O tamanho do balão (menor do que os tradicionais balões gástricos) permite que ele se aloje na região superior do estômago. O sistema é destinado a adultos com sobrepeso e obesos com um índice de massa corporal de 27 ou superior. Até três balões podem ser usados ao mesmo tempo por uma pessoa, dependendo da condição individual de cada pessoa.

Usado por tempo determinado, em torno de 12 semanas, o Obalon também é fácil de remover, de forma minimamente invasiva e indolor. Estudos mostram que os pacientes perderam, em média, entre 34% e 50% de excesso de peso.

VEJA TAMBÉM