Gestão e Qualidade | 29 de março de 2022

PET-CT do Hospital Mãe de Deus é recertificado pela American College of Radiology

A instituição hospitalar é uma das duas únicas instituições que possuem o Selo Ouro da ACR na América Latina
PET-CT do Hospital Mãe de Deus é recertificado pela American College of Radiology

Pela segunda vez, o Serviço de PET-CT do Hospital Mãe de Deus (HMD) foi recertificado pela American College of Radiology (ACR) – Colégio Americano de Radiologia. A instituição hospitalar de Porto Alegre (RS) é uma das duas únicas instituições que possuem o Selo Ouro da ACR na América Latina, junto com o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo (SP).

O processo de avaliação leva em conta a qualidade da imagem e dos laudos, os protocolos clínicos utilizados, os dados de calibração e controles do aparelho e a qualificação da equipe de profissionais. Todos esses itens são revisados pelos membros do conselho do Colégio Americano de Radiologia, que analisam se os elementos estão dentro dos parâmetros estabelecidos.

“Isso significa que se você realizar um exame de PET-CT em qualquer instituição do mundo com a mesma certificação, terá o mesmo padrão de qualidade e segurança encontrado aqui no Mãe de Deus. Com validade de três anos, a acreditação da ACR fornece ainda um relatório abrangente, que pode ser aplicado na melhoria dos serviços oferecidos”, afirma a instituição em comunicado.

Saiba mais sobre o PET-CT

PET-CT, ou Tomografia por Emissão de Pósitrons, une os recursos diagnósticos da Medicina Nuclear (PET) e da Radiologia (CT) em um mesmo estudo. Ele fornece informações imprescindíveis sobre a função e o potencial evolutivo maligno das lesões através de uma sobreposição de imagens metabólicas e anatômicas, adquirindo-se, assim, imagens de corpo inteiro capazes de revelar precocemente lesões malignas, frequentemente não detectadas por outras modalidades de imagens convencionais, como a tomografia computadorizada, a ressonância magnética, o ultrassom e o Raio X.

“Com uma equipe técnica altamente qualificada com formação nos melhores centros de imagem molecular dos Estados Unidos, o serviço do HMD foi pioneiro no Estado com a instalação de um equipamento em 2009 e o primeiro do país a adquirir o equipamento de maior sensibilidade da América Latina e o segundo equipamento com a maior sensibilidade do mundo, o novo PET-CT LG Discovery IQ com 5 anéis”, completa a nota. O equipamento possibilita:

Uma melhor integração com o planejamento de radioterapia do paciente através exames em 4D.


A obtenção de imagens de alta densidade de informação diagnóstica em menor tempo do que os equipamentos convencionais.


Maior campo de visão do que os demais equipamentos do mercado graças aos cristais detectores adicionais.


Exames mais confortáveis, precisos, rápidos e com menor exposição de radiação.

Saiba mais aqui. 

Com informações HMD. Edição SS.

 



VEJA TAMBÉM