Pesquisadores do HCPA e da UFRGS se destacam em ranking internacional da Medicina
Bruce Bartholow Duncan, Maria Inês Schmidt, Roberto Giugliani, Diogo Onofre de Souza e Luís Augusto Rohde foram os pesquisadores de destaque da instituição pública e universitária, integrante da rede de hospitais universitários do Ministério da Educação (MEC) e vinculada academicamente à UFRGS.
A edição 2025 do ranking internacional da plataforma Research.com, recentemente divulgada, destacou pesquisadores brasileiros entre os mais influentes da medicina mundial. Entre os nomes de maior impacto na pesquisa, aparecem com destaque pesquisadores vinculados ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). São eles Bruce Bartholow Duncan, Maria Inês Schmidt, Roberto Giugliani, Diogo Onofre de Souza e Luís Augusto Rohde.
Considerado um dos mais confiáveis da área, o ranking foi elaborado a partir da análise de dados bibliométricos coletados em bases como OpenAlex e CrossRef. A posição dos pesquisadores é determinada por um índice que considera apenas publicações e citações dentro da área específica.
No total, mais de 166 mil cientistas de diferentes partes do mundo foram avaliados, sendo mais de 72 mil apenas na área médica. Apenas o 1% mais influente de cada campo é classificado na lista. A presença recorrente de pesquisadores do HCPA e da UFRGS no ranking reforça o papel de protagonistas das instituições como polos de excelência em ciência, inovação e formação de especialistas no Brasil.