Mundo, Tecnologia e Inovação | 17 de maio de 2020

Pesquisador de Israel cria bafômetro que detecta novo coronavírus em apenas 1 minuto

O teste tem como vantagens a precisão, a rapidez e o baixo custo
Pesquisador de Israel cria bafômetro que detecta novo coronavírus em apenas 1 minuto

Pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, de Israel, desenvolveram um bafômetro que consegue identificar se a pessoa possui o vírus o SARS-CoV-2, causador da Covid-19. O teste tem com vantagens a precisão (mais de 90%), a rapidez (fica pronto em 1 minuto) e o custo (entre 40 e 50 dólares).

O dispositivo ainda está passando por validação junto às agências reguladoras, como a FDA, dos EUA –  processo que leva de dois a três meses. Segundo o professor Gabby Sarusi, um dos inventores do centro de inovação e tecnologia da Ben-Gurion, a expectativa é que a produção em massa comece em setembro ou outubro. As vendas começariam novembro, ou na melhor das hipóteses, no final de outubro.

Em ensaios clínicos conduzidos em conjunto com o Ministério da Defesa de Israel, os resultados mostraram uma taxa de sucesso superior a 90%. “Desde o início dos testes, recebemos resultados estatisticamente significativos, de acordo com nossas simulações e testes comparativos com o [teste] PCR”, explica o Prof. Sarusi.

Bafômetro

O uso é semelhante a um bafômetro. O aparelho conta com um chip eletrônico equipado com milhares de sensores que pode indicar a presença, ou não, do novo coronavírus de acordo com suas propriedades ópticas e eletromagnéticas. O dispositivo faz o backup automático dos resultados em um banco de dados que pode ser compartilhado pelas autoridades, tornando mais fácil rastrear o curso do vírus, bem como fazer a triagem para o tratamento dos pacientes.


“Se iluminarmos este chip com um tipo de radiação sem o vírus, teremos um tipo de resposta a uma radiação eletromagnética. Mas se há vírus no chip, obtemos uma diferente resposta”, afirmou Gabby Sarusi, vice-diretor de pesquisa da Escola de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Ben-Gurion (BGU).


Pesquisador de Israel cria bafômetro que detecta novo coronavírus em apenas 1 minuto_

Além disso, trata-se de um processo menos invasivo, como o PCR, por exemplo, no qual uma espécie de bastonete é inserida na cavidade nasal do paciente para coletar amostras do fundo da garganta. Este método ainda leva alguns dias para fornecer resultados.

A ideia é usar o bafômetro em aeroportos, cruzeiros marítimos ou mesmo na entrada de empresa. “O passageiro sopra o bafômetro e, enquanto recolhe sua mala no raio-X, tem o resultado e pode viajar tranquilamente, se está livre do novo coronavírus”, completa Gabby Sarusi.

 

Com informações da Universidade Ben-Gurionsites Haaretz e G1. Edição SS.

VEJA TAMBÉM