Estatísticas e Análises | 20 de abril de 2021

Pesquisa inédita identifica coronavírus na placa bacteriana

“Ainda não sabemos se o vírus sobrevive nesse microbioma, se pode de deslocar para o sistema respiratório ou alcançar a corrente sanguínea", diz pesquisadora do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Pesquisa inédita identifica coronavírus na placa bacteriana

Um estudo conduzido pela coordenadora da Residência em Periodontia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), professora Sabrina Carvalho Gomes, confirmou a presença do coronavírus no biofilme dental. O resultado, conforme a pesquisadora, traz novas perspectivas para o entendimento sobre as várias portas de entrada do vírus no corpo humano.

O biofilme, conhecido como placa bacteriana, é composto não só de bactérias, mas também de vírus e fungos. Foi a partir deste conceito que surgiu a hipótese que originou a investigação. Em uma analogia, pode-se  pensar em uma caixa d’água (dente) com lodo em suas suas bordas (biofilme). Para realizar a limpeza, não adianta só jogar produto químico, tem que esfregar as paredes. “Ainda é necessário avançar nos estudos, mas, de imediato, há um alerta de que cuidados bucais possam ser necessários para a contenção do contágio”, explica a pesquisadora.

Os achados inéditos trazem consigo novas perguntas. “Ainda não sabemos se o vírus sobrevive nesse microbioma, se pode de deslocar para o sistema respiratório ou alcançar a corrente sanguínea através das células da gengiva. Temos, agora, a responsabilidade de buscar mais respostas. Tudo o que puder ser feito pela ciência, com o objetivo de evitar possíveis mecanismos que levem a uma reinfecção, é importante”, complementa a professora Sabrina, que tem mais um estudo em andamento no HCPA.

Pesquisa inédita identifica coronavírus na placa bacteriana_

Na pesquisa já realizada, foram analisadas amostras de 70 pessoas com diagnóstico positivo para Covid-19 no Serviço de Medicina Ocupacional do HCPA. Em 19% destes casos foi identificado o coronavírus também no biofilme dental, exatamente nos participantes que tinham maior carga viral nas amostras de oro e nasofaringe.

O artigo Dental biofilm of syntmptomatic COVID-19 patients harbors SARS-CoV-2 será publicado em breve no Journal of Clinical Periodontology e é de autoria de Sabrina Carvalho Gomes, Sabrina Fachin, Juliane Gonçalves da Fonseca, Patrícia Daniela Melchiors Angst, Marcelo Lazzaron Lamers, Ilma Simoni Brum da Silva e Luciana Neves Nunes.

Com informações HCPA. Edição SS. Fotos: Clóvis Prates/HCPA

 

 



VEJA TAMBÉM