Mundo | 10 de outubro de 2013

Periodontite é fator de risco cardiovascular

Estudos europeus mostram a relação entre a doença na gengiva e problemas no coração
Periodontite é fator de risco cardiovascular

A periodontite, inflamação que pode provocar o enfraquecimento ou perda dos dentes, é considerada por especialistas como um fator de risco cardiovascular. A afirmação vem das últimas diretrizes da Sociedade Europeia de Cardiologia para a prevenção de doenças do coração.

A enfermidade na gengiva – principal causa de perda de dentes em todo o mundo – passa a ser considerada um possível início da disfunção endotelial, da aterosclerose e do aumento do risco de enfarte do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). A periodontite pode ser classificada junto a outros distúrbios de impacto negativo sobre o coração, como doença renal crônica, apneia do sono e doenças auto-imunes.

Recentemente, um estudo publicado pelo The Journal of the American College of Cardiology afirma que as estatinas, normalmente usadas para a redução do colesterol, podem reduzir casos de periodontite (leia aqui).

Os especialistas dizem que o baixo nível sócio-econômico e o tabagismo são fatores que influenciam a relação entre periodontite e cardiovasculares. Moléstias que afetam a gengiva podem significar riscos graves para a sobrevida dos pacientes. Estudos mostram que patógenos bacterianos do biofilme subgengival são diretamente ligados ao desenvolvimento de lesões ateroscleróticas e, assim, aumentam o perigo de doenças cardiovasculares.

VEJA TAMBÉM