Gestão e Qualidade | 3 de agosto de 2017

Pela primeira vez, medicação para paciente com insuficiência cardíaca grave será ministrada em ambiente domiciliar

Pela primeira vez, medicação para paciente com insuficiência cardíaca grave será ministrada em ambiente domiciliar

Em tratamento no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) há mais de cinco anos com diversas internações, Elfreu Rocha Diniz, de 77 anos, foi para casa na manhã desta quarta-feira, dia 2, em condições inéditas para um paciente em suas condições: passará a ser atendido em sua própria residência, dentro do Programa Melhor em Casa da Prefeitura de Porto Alegre. É a primeira vez que um paciente com insuficiência cardíaca grave vai receber este tipo de atendimento pelo SUS com uma medicação que até então era usada apenas em ambiente hospitalar.

 

Pela primeira vez1

Para viabilizar a ação, foram necessários esforços conjuntos de diversas instituições. O HCPA treinou médicos, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e fisioterapeutas do Grupo Hospitalar Conceição para que possam prestar atendimento domiciliar ao paciente, residente em região de abrangência deste hospital. O treinamento foi necessário porque o medicamento é administrado com uso de bomba de infusão e o paciente necessita de diversos cuidados especializados complementares. Equipes do Clínicas também realizarão visitas periódicas à residência de Elfreu. Os conselhos regionais de Medicina e Enfermagem envolveram-se por ser necessário criar um novo protocolo que possibilitasse o atendimento. A Secretaria Municipal da Saúde, por sua vez, é a responsável pelo programa, que abrange, inclusive, o fornecimento das medicações no domicílio.

 

Pela primeira vez2

O Melhor em Casa é uma iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre para reabilitar os pacientes em casa, garantindo a continuidade do tratamento integrado à rede de atenção à saúde. O programa possibilita a redução no tempo de internação hospitalar e a recuperação do paciente no ambiente familiar.

*Crédito das fotos: Clóvis Souza Prates/CCom HCPA

VEJA TAMBÉM