Gestão e Qualidade | 29 de dezembro de 2022

Os três grandes eixos estratégicos do HSVP de Passo Fundo para 2023

Ilário De David é o terceiro entrevistado da série especial de final de ano do portal Setor Saúde
Os três grandes eixos estratégicos do HSVP de Passo Fundo para 2023

Uma das maiores Instituições de saúde do sul do país, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo (RS) – hospital geral e de ensino com mais de 700 leitos e cerca de 4,6 mil profissionais de saúde (entre colaboradores e médicos) – obteve avanços importantes como inaugurações e a conquista da acreditação de nível máximo da ONA, reafirmando o caminho de sucesso trilhado pelo hospital nos últimos anos. Terceiro entrevistado da série especial do portal Setor Saúde, iniciativa que apresenta a análise de lideranças de hospitais e operadoras do Rio Grande do Sul sobre temas relacionados à gestão e ao setor da saúde, o Superintendente Executivo do HSVP, Ilário De David, apresenta as conquistas de 2022, lista os investimentos futuros e detalha os três grandes eixos estratégicos para o próximo ano.

Ilário também aprofunda as ações adotadas recentemente que ajudam a evidenciar os esforços para melhorar a eficiência, mantendo a função social e a sustentabilidade econômico-financeira do Hospital. Ele fala ainda sobre tendências que ditarão os rumos da saúde nos próximos anos e indica as ineficiências e gargalos que precisam ser enfrentados pelo setor. Confira:

Desafios enfrentados e as conquistas mais relevantes

“O Hospital São Vicente de Paulo, apesar do momento econômico delicado para as Instituições de saúde, mantém em funcionamento toda a sua estrutura e segue oferecendo o melhor atendimento aos seus pacientes. Estamos atualizados com o que há de melhor na área, os profissionais das equipes são capacitados em diversas especialidades e grandes investimentos estão sendo realizados nas Unidades Teixeira Soares e Uruguai. ”

“Em 2022, implantamos a cirurgia robótica de segunda geração em procedimentos ortopédicos. O HSVP, em parceria com o Instituto de Ortopedia e Traumatologia – IOT, foi o primeiro hospital do Brasil a utilizar este modelo de robô para a realização da artroplastia total de joelho (foto abaixo). A tecnologia, aliada a técnica médica, é considerada uma das mais atuais do mercado, proporcionando maior precisão, qualidade cirúrgica e resultados mais efetivos”, comemora Ilário.

hsvp passo fundo iot

“Também inauguramos um novo Ambulatório de Especialidades, com 40 consultórios, para atender os pacientes do Sistema Único de Saúde e um espaço específico para o atendimento da população indígena, chamado Ambulatório do Índio – Padre Elli Benincá. O serviço oferecido em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul, no Campus Passo Fundo da UFFS, já realizou cerca de 4 mil atendimentos, sendo que os indígenas são avaliados de modo integral em todos os ciclos da vida, incluindo os programas específicos de gênero e faixa etária”, completa.

A inauguração do maior Centro Oncológico Infantojuvenil do interior do Estado também foi um marco. “Ainda em 2022, entregamos a obra de uma unidade exclusiva para Internação Oncológica Pediátrica (foto abaixo). No total, são 24 leitos, incluindo enfermarias, quartos semi privativos e apartamentos, além de uma área de convivências. Este espaço nasceu do desejo de criarmos um local especial e único para o atendimento de crianças e adolescentes com câncer. Agora, elas têm um ambiente mais agradável para enfrentar a doença que, geralmente, se estende por longos períodos de tratamento. Desta forma, o nosso Centro Oncológico Infantojuvenil está consolidado como o maior do interior do Estado. ”

HSVP de Passo Fundo inaugura Unidade de Internação da Oncologia Pediátrica -

ONA: Encerramento de ano com chave de ouro

Os nítidos avanços relacionados aos processos de qualidade e segurança das pacientes foram reconhecidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). “Com a certificação Nível 3 [acreditado com excelência], feita pela acreditação da ONA, o Hospital São Vicente está encerrando o ano com chave de ouro. Esse é um grande reconhecimento, um resultado que vem para marcar um trabalho que é realizado continuamente por todas as nossas equipes, que atuam em diferentes frentes no cuidado com o paciente. ”

ONA HSVP IAHCS ACREDITACAO

“Nesse sentido, quero fazer um agradecimento aos nossos profissionais da saúde, que são fundamentais para garantir que essa certificação consolidasse ainda mais a potência que nossa Instituição tem. Sem dúvidas, este tem sido um período de recomeços e conquistas importantes para todos. ”

HSVP de Passo Fundo recebe certificação de Acreditado com Excelência da ONA

Os 8 principais investimentos para 2023

Ilário listou uma série de investimentos programados para o próximo ano, entre eles a ampliação da robótica, substituição de tecnologias defasadas por equipamentos mais modernas, novos leitos de UTI, ações de eficiência energética, entre outros:

Ampliação da tecnologia robótica;


Neuronavegador para procedimentos cirúrgicos;


Substituição de equipamentos de imagens;


Implantação de novos leitos de UTI adultos;


Implantação de Ambulatório Privado de Especialidades Médicas, com 20 novos consultórios;


Com o objetivo de tornar-se um hospital sem papel, dentro do projeto HSVP Digital, horizonte 2024: para o ano de 2023, estão previstas, melhorias incrementais nos processos por meio da de melhorias ou implementação de novas ferramentas, equipamentos e sistemas informatizados, além da substituição de 50% do parque de computadores da Instituição;


Eficiência energética;


Melhoria contínua em gestão de processos na área assistencial e liderança, garantindo qualidade e segurança ao paciente.

Os esforços para melhorar a eficiência e aumento de receitas privadas

O Superintendente Executivo explica a importância da inovação, busca de alternativas, revisão constante de processos internos e o fortalecimento das parcerias para manter o equilíbrio econômico e financeiro da instituição. Em 2022, o hospital conseguiu resultados relevantes na área de saúde privada.

“As mudanças constantes no cenário da saúde, em especial relacionadas à remuneração dos serviços médico hospitalares aliado a defasagem das tabelas do Sistema Único de Saúde, trazem insegurança para o futuro das instituições. Assim, faz-se necessário a inovação constante e busca de alternativas para manter a Instituição Hospitalar saudável e sustentável. Para isso, a revisão constante de processos internos desde a chegada do paciente até o faturamento e o controle e monitoramento de custos através dos indicadores torna-se indispensável no atual cenário. A fidelização do Corpo Clínico, a diversificação de serviços e o fortalecimento das parcerias são algumas das alternativas para aumentar a fatia das receitas privadas, em 2022 foi possível crescer em mais de 20%. Já os novos investimentos precisam ser bem avaliados e discutidos, quanto a viabilidade e sustentabilidade, para manter o equilíbrio econômico e financeiro. Além das dificuldades habituais, o momento atual de juros altos, aumento dos custos e instabilidade do mercado são desafios a serem superados em 2023”, entende.

hsvp passo fundo

Eixos estratégicos para o ciclo 2023

“Sempre buscando realizar nossa visão de ser referência no Sul do país pela excelência e liderança em serviços de saúde, seguimos inovando, adaptando e aperfeiçoando protocolos, programas e rotinas”, explica Ilário.

“Em 2023, estaremos focados em três grandes eixos estratégicos: Experiência do paciente na instituição (1); Uso da inteligência Artificial para monitoramento e auxílio nos processos assistenciais e gestão de dados (2); Qualificação dos processos assistenciais e investimento em pessoas na área da saúde (3), garantindo o melhor desfecho clínico médico-assistencial para o cuidado centralizado no paciente e com processos de qualidade, segurança e sustentabilidade.


PUBLICIDADE

Gestao-Financeira-Hospital-Receita-Hospitalar


Como apoio às estratégias, a instituição mantém o foco em investimentos em medicina de ponta. “Investimos continuamente em medicina de ponta, com as últimas inovações tecnológicas, nos tornando o primeiro hospital do Brasil a adquirir Robô de segunda geração para artroplastia total de joelho. Planejamos para o próximo ano a criação de um Centro de Robótica para o tratamento de diversas patologias. Também vamos continuar monitorando os protocolos clínicos elencados como principais de acordo com o perfil epidemiológico da Instituição, Protocolo Gerenciado da Sepse, Protocolo de AVE [afecção neurológica], Protocolo de IAM [Protocolo Gerenciado de Infarto Agudo do Miocárdio], Protocolo Parto Seguro e Protocolo para Atendimento ao Politraumatizado”, detalha.

“E, ainda, pensando em aperfeiçoar e expandir os serviços, uma Unidade de Atendimento e Relacionamento do HSVP com a comunidade, será incorporada ao Passo Fundo Shopping. Isso demonstra o nosso interesse em atender às diferentes necessidades dos clientes, aproximando médicos dos pacientes e intensificando a humanização no atendimento. Essa Unidade representa o fortalecimento da marca e mais um marco importante para a história centenária da nossa organização”, anuncia.

Teixeira Soares HSVP

Tendências e inovações que ditarão os rumos da saúde

Estamos caminhando para uma revolução tecnológica na saúde. E essa é uma tendência mundial, que deve se fortalecer ainda mais a partir de 2023. Há necessidade de ampliar o acesso, aumentar a qualidade e reduzir os custos dos serviços de saúde no Brasil. Nessa perspectiva, a telemedicina aparece como alternativa para, imediatamente, permitir o acesso de mais pacientes ao sistema de saúde. As organizações de saúde precisam enxergar isso, buscar conhecimento e se adaptar rapidamente para não perder mercado. Sabe-se que o país conta com menos de 50 milhões de usuários de saúde privada, deixando para saúde pública mais de 160 milhões de pessoas, mas, lamentavelmente, a estrutura é defasada e insuficiente para esta demanda”.

Gargalos e ineficiências que devem ser foco de atenção dos governos e das organizações de saúde

“O cofinanciamento da saúde e a sustentabilidade das instituições de saúde, tanto públicas como privadas, precisam ser o foco dos governos e das organizações no próximo ano. A retomada de uma solução para o pagamento do Piso da Enfermagem, com definição das fontes de recursos, é uma das demandas mais urgentes”, finaliza.

perfil ilario de david

PERFIL HSVP PASSO FUNDO SS


Série Especial

Pelo quinto ano consecutivo, o portal Setor Saúde apresenta a série especial de entrevistas com executivos da saúde do Rio Grande do Sul. Neste ano, as matérias serão publicadas a partir do dia 27 de dezembro. Acompanhe as nossas redes sociais (facebooktwitterlinkedin) para ficar atualizado sobre as publicações ou acesse www.setorsaude.com.br.


 

 



VEJA TAMBÉM