Tecnologia e Inovação | 7 de dezembro de 2021

Oncologia do Hospital Mãe de Deus adquire touca inglesa que reduz a queda de cabelo

Centro Integrado de Oncologia (CIO) do Hospital apresentou a aquisição da Touca Inglesa Paxman
Hospital Mãe de Deus adquire touca inglesa que reduz a queda de cabelo causado pela quimioterapia

A queda de cabelo pode ser um dos momentos mais sensíveis e difíceis para os pacientes com câncer. Além de afetar a autoestima, esse processo mexe com a identidade de cada pessoa, podendo levar à depressão e à desistência do tratamento. Para oferecer uma alternativa para esse público, o Centro Integrado de Oncologia (CIO) do Hospital Mãe de Deus (HMD) possui um novo equipamento que combate esse problema: a Touca Inglesa Paxman.

Entenda como funciona o tratamento com crioterapia capilar

A crioterapia capilar é uma tecnologia segura e com eficácia comprovada, apresentando bons resultados, que variam de acordo com cada organismo e tipo de medicamento usado. Utilizando uma touca com um circuito de líquido gelado que chega a cerca de -4ºC, realiza-se o resfriamento do couro cabeludo a uma temperatura em torno de 18°C, diminuindo o fluxo sanguíneo na área e, consequentemente, a passagem do quimioterápico e a sua absorção, evitando a destruição dos folículos.

“A touca inglesa da Paxman é a única aprovada pela Anvisa no Brasil e comprovadamente reduz a alopecia, a queda de cabelo significativa durante a quimioterapia. Certamente, é um acréscimo importante à jornada dos nossos pacientes e ficamos muitos felizes e satisfeitos com a aquisição do aparelho aqui pelo Centro Integrado de Oncologia, pois sabemos que manter uma qualidade de vida satisfatória é fundamental durante o período dos tratamentos oncológicos”, explica o coordenador médico do CIO, Dr. Jairo Lewgoy.

O processo inicia 30 minutos antes da infusão dos quimioterápicos, com o paciente permanecendo com o equipamento durante toda a administração do medicamento e até uma hora e meio após a sua conclusão. A tecnologia não é indicada apenas em algumas situações especiais que são explicadas durante a consulta médica.

“A questão capilar é um ponto muito sensível, que influencia a vaidade e até as relações sociais. A gente escuta muitas histórias nesse sentido. Por isso, essa é uma opção tão importante na assistência de uma forma integral e que oferecemos agora para os nossos pacientes”, ressalta a enfermeira coordenadora do CIO, Natalia dos Santos.

Primeira paciente beneficiada com a crioterapia no HMD conta a sua história

Aquela sensação de frio na cabeça acompanhada pela apreensão por passar por um procedimento novo não foram capazes de tirar a simpatia da Karin Caselli, a primeira paciente a se beneficiar com essa tecnologia no Hospital Mãe de Deus. Confira o depoimento dela sobre esse momento.

“Foi o meu marido quem viu esse sinalzinho, parecia uma espinha. A última coisa que pensamos que poderia ser era um câncer de mama. Eu logo procurei o Dr. Alan (Azambuja) e, após a realização de exames, a cirurgia e a definição pela quimioterapia, ele disse que essa touca tinha chegado. A minha mãe ficou bastante emocionada, pois ela estava preocupada com essa parte. A ciência para mim é todo o pensamento do bem, é a virtude. Para mim, Deus está nela. Acredito que todo esse trabalho dos médicos, pela ciência, ajuda muito a melhorar essa questão da autoestima. Fico feliz que, ao contar a minha história e participar desse momento, possa auxiliar e conscientizar outras pessoas”, explica Karin.

Para conhecer as possibilidades de tratamento para câncer do Hospital Mãe de Deus, entre em contato através dos canais de comunicação online

 



VEJA TAMBÉM

Soluções digitais da Roche obtêm excelentes classificações de profissionais de saúde nos relatórios da KLAS Research

Três soluções digitais navify® da Roche Diagnóstica tiveram excelentes classificações de profissionais de saúde, em termos de desempenho e satisfação, num relatório independente da KLAS® Research, empresa líder em cuidados de saúde. As soluções incluíram navify® Tumor Board, navify® POC Operations e navify® Lab Operations. As conclusões são baseadas em entrevistas aprofundadas selecionadas aleatoriamente pela
mercado

Klaiton Simão assume como VP de tecnologia e serviços da Salux Technology

Desde 2021, após receber investimentos do Grupo Bringel, a Salux Technology, empresa de tecnologia com forte especialização em gestão hospitalar, tem realizado um movimento de expansão e experienciado um acelerado crescimento. Por meio de aquisições de participações em healthtechs com soluções complementares ao seu portfólio, a companhia está criando um ecossistema de tecnologias, cada vez mais completo.

Healthtech vai agilizar check-in dos pacientes em hospitais, clínicas e laboratórios

O tempo de espera é o principal motivo (16%) apontado pelos pacientes para uma jornada ambulatorial de má qualidade, segundo um levantamento da HFocus junto ao Track.co. Pensando nisso, a Nuria, healthtech com autoridade em interoperabilidade no setor da saúde e pioneira no desenvolvimento de soluções digitais para melhorar o engajamento do paciente, anuncia o lançamento