Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 27 de outubro de 2015

O nutricionista deve ter capacidade de liderança e comprometimento com os resultados

Sindihospa debateu em jornada os desafios da nutrição nos ambientes de saúde
Profissionais da area de nutricao compartilharam experiencias

Os profissionais da nutrição hospitalar enfrentam desafios que vão da área técnica à gestão de pessoas. Para auxiliar no trabalho dessa área da saúde, o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) realizou a terceira edição da Jornada de Nutrição Hospitalar. O evento, que ocorreu na sexta-feira, dia 23, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, contou com apoio da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (Fehosul) e da Associação Gaúcha de Nutrição (AGAN).

De acordo com o presidente do SINDIHOSPA, Fernando Torelly, o encontro oportunizou a atualização de conhecimentos e a integração entre colaboradores de diversas instituições. “A Jornada de Nutrição Hospitalar faz parte de uma rede de apoio para a troca de experiências, promovendo o crescimento de quem atua na área”, avaliou Torelly.

Presidente do SINDIHOSPA abriu o evento

Presidente do SINDIHOSPA abriu o evento

 

O presidente da entidade destacou que os profissionais de nutrição enfrentam três desafios principais: trabalhar com métodos da indústria, acompanhar de perto o paciente e ser líder de pessoas. “O hospital que vai sobreviver a todas essas mudanças é o hospital que tiver qualidade”, ressaltou.

O consultor Marcelo Boeger, da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar, chamou atenção para a importância de contar com colaboradores qualificados e alinhados às demandas da atualidade para atuar nos serviços de alimentação. “O maior desafio é gerir pessoas em um ambiente com muito volume de produção e pressão por resultados. O profissional não é preparado na universidade para isso e, quando se vê dentro de uma equipe, não sabe lidar com conflitos, orçamentos, metas e custos. Isso afeta profundamente os resultados”, explicou.

Palestra de Marcelo Boeger encerrou a programação

Palestra de Marcelo Boeger encerrou a programação

 

Para Boeger, eventos como a Jornada são fundamentais para a formação contínua dos participantes. “Se você tem o repertório pequeno, só toca uma música. Às vezes, a diretoria ou a situação econômica exige um repertório maior. Isso é importante para elevar a qualidade reduzindo custos e para manter o nível de atendimento mudando a carga horária e atendendo a decisões sindicais, orçamentárias e políticas internas”, reforçou.

Os painéis também abordaram segurança dos alimentos, conceitos profissionais de limpeza em cozinhas industriais com foco na qualidade, alimentação orgânica e sustentabilidade na produção de refeições, entre outros temas.

VEJA TAMBÉM