“O ano de 2022 será de consolidação para grandes projetos” diz o Superintendente do HED
Odacir Rossato comemora resultados obtidos em 2021 e apresenta sete projetos para este anoO Hospital Ernesto Dornelles (HED), em Porto Alegre (RS), vivenciou em 2021 um período de projetos importantes entregues visando proporcionar uma melhor experiência aos usuários da instituição. A série de conquistas estão fundamentadas pelas diretrizes estipuladas pelo Planejamento Estratégico institucional, adaptado para driblar as adversidades apresentadas nos últimos dois anos, explica o Superintendente Administrativo Odacir Vicente Binotto Rossato, 12º entrevistado na Série Especial com entrevistas com CEOs de hospitais e operadoras de saúde do RS (saiba mais no final da matéria).
Na entrevista, Rossato apresenta os principais resultados em 2021 e anuncia que 2022 será um ano de consolidação em grandes projetos que foram iniciados nos anos de 2020 e 2021. Em relação às mudanças que vêm ocorrendo no setor de saúde, o executivo diz que a instituição vem apostando em parcerias e ações colaborativas para se manter competitiva: “Nosso Hospital vem trabalhando com parcerias há anos, visando o desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar e multisetorial, entendendo a diversidade de atuação como uma fonte de soluções e crescimento institucional”, destaca. O Superintendente aborda ainda as tendências que estão impactando e que seguirão moldando a saúde, citando as novas tecnologias e suas vertentes. Ele aponta também o comportamento colaborativo como um dos grandes legados que a pandemia deixa para a gestão. Entre os gargalos, que devem ser foco de atenção do governos e organizações, ele alerta para a situação do IPE Saúde, plano de saúde com mais de 1 milhões de beneficiários e que segue com problemas estruturais importantes, afetando a situação financeira dos hospitais. No final da entrevista, Rossato deixa um agradecimento especial aos profissionais do HED.
Confira a entrevista completa:
Conquistas em 2021
“O ano de 2021 trouxe grandes desafios para o Hospital Ernesto Dornelles assim como para todo o segmento da saúde a nível estadual e nacional. Entretanto, o crescimento e o investimento em novos Serviços, Unidades e Parcerias foi fomentado devido a um Planejamento Estratégico institucional consolidado e estruturado na iniciativa Experiência HED, adaptado para driblar as adversidades apresentadas nos últimos dois anos”, inicia o executivo.
Rossato diz que “2021 iniciou com o lançamento do Centro de Imunização do HED (CIMHED), pensado a partir do propósito de oferecer aos clientes e pacientes todos os serviços necessários para o cuidado com a saúde.” O CIMHED oferta vacinas recomendadas pelas diretrizes científicas mais atualizadas. O serviço está localizado junto ao Laboratório de Análises Clínicas do HED e facilitará a atualização do calendário de vacinação dos pacientes. Conforme o HED, para receber a vacina, não é necessário agendamento prévio. A imunização pode ser realizada para atender solicitações médicas, atualizar o calendário vacinal ou em campanhas de vacinação.
“Assim, em atenção às necessidades dos pacientes, familiares e colaboradores, foram realizados projetos visando proporcionar uma melhor experiência aos usuários dos Serviços HED, bem como, resultados de produtividade históricos alcançados”, completa Rossato. O Superintendente do HED lista os projetos e indicadores que se destacaram no ano:
– O Ambulatório do Hospital, uma das principais portas de entrada de pacientes, ganhou um novo layout mais aconchegante e seguro, pensado para o perfil do público usuário.
– O Centro de Saúde Digestiva onde as instalações foram reformuladas, bem como, os processos de atendimento, visando uma experiência positiva completa aos pacientes.
– O Centro de Traumatologia e Ortopedia, pensado a partir da demanda por um atendimento integral e qualificado às ocorrências médicas dentro da especialidade.
– A primeira Unidade de Cuidados Respiratórios do RS, criada a partir de uma necessidade durante a pandemia do novo coronavírus e, posteriormente, vista como uma oportunidade de oferecer um serviço especializado em cuidados respiratórios, com uma equipe multidisciplinar qualificada.
– 100 mil exames realizados no Serviço de Endoscopia do HED.
– A Farmácia Clínica do HED foi reconhecida pelo uso de Inteligência Artificial para prescrições médicas. Até o momento, as prescrições médicas de mais de mil pacientes se tornaram mais ágeis e seguras com o uso da NoHarm.ai, sistema de Inteligência Artificial. É mais uma ferramenta que garante a qualidade assistencial da Instituição.
Rossato ressalta ainda que “o HED tem uma trajetória de pioneirismo em ensino e pesquisa que é fortalecida por ações e projetos junto ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Assistencial HED – CPDA, à Gestão de Projetos e ao Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde – CITS.” Ele detalha as conquistas das áreas de ensino, pesquisa e inovação:
– Por meio do CPDA, o HED participou do ensaio clínico acerca do único medicamento indicado, em bula, para o tratamento da COVID-19, o remdesivir, sendo o primeiro Hospital do RS a oferecer aos pacientes essa alternativa medicamentosa.
– O HED e Universidade Católica de Pelotas – UCPel se unem em prol da saúde dos gaúchos. Baseado nos pilares de pesquisa, educação, inovação e gestão em saúde, a aliança tem o objetivo de incentivar e facilitar a cooperação, o intercâmbio tecnológico e científico e o desenvolvimento de recursos humanos.
– Buscando oferecer mais qualidade, agilidade e facilidade no acompanhamento dos pacientes cirúrgicos, o Hospital Ernesto Dornelles implementou a utilização da ficha anestésica digital no Centro Cirúrgico. O aplicativo AxReg da Anestech Innovation Rising possibilita a eliminação do uso do papel, aumentando a segurança para todos os envolvidos no processo pré, trans e pós-anestésico.
– Implementação Sistema Gestão de Escalas – Parceria com StarGrid: O Hospital Ernesto Dornelles iniciou uma parceria com a StarGrid para otimizar as escalas de trabalho da Instituição com o objetivo de melhorar a gestão de tempo dos gestores e facilitar a escolha das folgas das equipes assistenciais. O novo sistema automatiza o processo de adequação das rotinas assistenciais por meio de inteligência artificial (IA), utilizada para integrar os dados dos servidores e dos profissionais e compreender as preferências das lideranças.
A qualidade e a segurança do paciente seguem como prioridade da instituição hospitalar. Em 2021, o HED avançou um degrau na acreditação ONA, se tornando Hospital Acreditado Pleno. “Desde 2019, o Hospital integra o hall de instituições de saúde certificadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e, para coroar um ano de superações e conquistas, foi submetido à avaliação do Instituto de Acreditação Hospitalar e Certificação em Saúde (IAHCS Acreditação), conquistando o upgrade para a certificação como Hospital Acreditado Pleno. Este importante passo ratifica o empenho e dedicação da força de trabalho do HED”, comemora Rossato.
Principais investimentos previstos para 2022
O Superintendente diz que “o ano de 2022 será de consolidação para grandes projetos que vêm sendo desenvolvidos nos anos de 2020 e 2021, objetivando agregar valor e qualidade na experiência do paciente e no atendimento assistencial. ” Confira 7 projetos estipulados para 2022:
– Reestruturação das unidades de internação (reforma física, iniciando pelo 10o andar);
– Reestruturação recepção central e hall de entrada;
– Espaço acolher (gestão de serviços para o paciente);
– Unidade de Reabilitação e Bem Estar HED;
– Aplicativo Meu HED;
– Implementação Sistema Gestão Transporte de pacientes – Parceria Palma Sistemas e Produttare Lean healthcare;
– Evolução dos painéis assistenciais – Gestão à Vista – Parceria com a empresa Hmed.
Movimentos de mercado e o HED
O setor de saúde brasileiro tem observado movimentos importantes como fusões e aquisições, formação de grandes redes e a busca pela eliminação de custos e desperdícios. Para Rossato, as iniciativas colaborativas entre os players serão vitais para enfrentar os novos desafios de mercado, entretanto, a palavra-chave é a qualidade.
“O Hospital Ernesto Dornelles vem se adaptando ao mercado constantemente, visando manter a qualidade assistencial prestada e otimizando recursos e diminuindo desperdícios na jornada do paciente. Atento às mudanças globais, o Ernesto Dornelles conta, desde 2020, com a iniciativa de microcusteio em áreas estratégicas da instituição, oportunizando melhorias e agregando valor à assistência prestada”, entende.
“O atual cenário favorece iniciativas colaborativas entre players e/ou instituições afins, para as quais o diferencial competitivo se dará na qualificação dos serviços. O investimento conjunto em ações é o mood do mercado, entretanto, a palavra-chave é qualidade. É ela que definirá o futuro das organizações”, acredita Rossato.
Há anos as parcerias fazem parte do dia a dia do HED. “Nosso Hospital vem trabalhando com parcerias há anos, visando o desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar e multisetorial, entendendo a diversidade de atuação como uma fonte de soluções e crescimento institucional. ”
“Em 2019, firmamos a parceria com a PUCRS, Hospital São Lucas e o BioHub com o objetivo de cooperação, intercâmbio tecnológico e científico e o desenvolvimento de recursos humanos através da disseminação do uso, ensino e treinamento em tecnologia de ponta e a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em saúde”, adiciona.
“Em 2021, foi a vez da parceria com a Universidade Católica de Pelotas – UCPel, o Hospital Universitário São Francisco de Paula e a empresa Sisqualis com foco em inovação na área médico-hospitalar, com o objetivo de incentivar e facilitar a cooperação, o intercâmbio tecnológico e científico e o desenvolvimento de recursos humanos. Ainda temos em nosso escopo de parcerias: Parque Zenit (UFRGS – Hospitais HCPA, GHC, Santa Casa e HPS); IpeSaúde; Produttare (Lean healthcare); Parceiro projeto Minha Saúde Digital (Blockchain – Interoperabilidade de Dados entre instituições hospitalares). ”
Tendências: cenário cada vez mais digital e personalizado
Ao falar sobre as tendências que impactarão o setor da saúde com mais força nos próximos anos, Rossato acredita que uma saúde cada vez mais digital e personalizada estará cada vez mais presente. Ele cita ainda a telessaúde, telemedicina e Inteligência Artificial. Rossato também cita uma crescente busca pela humanização, com estratégias de relacionamento com os públicos. “Vê-se um cenário cada vez mais digital e personalizado às necessidades de cada paciente e/ou usuário do sistema de saúde”, diz.
“A telessaúde e a telemedicina ganharam espaço durante a pandemia do novo coronavírus, em 2020, quando o número de atendimentos remotos já registrou um crescimento considerável, não há indícios de que voltará ao grau anterior”, completa Rossato.
“Outro fator de grande relevância é a Inteligência Artificial, já muito utilizada nos processos hospitalares, sejam eles administrativos ou assistências. A IA demonstrou como é capaz de aumentar a produtividade do serviço de saúde e melhorar os resultados, e o HED vem apostando neste recurso para aprimorar os processos e aprimorar as rotinas de trabalho”, aposta.
Na relação com os públicos de interesse, Rossato entende que humanização será cada vez o caminho para o sucesso das organizações de saúde. “Da mesma forma, a humanização das instituições é um dos principais caminhos para o sucesso das relações, sejam elas de trabalho ou para com clientes. Colocar as pessoas no centro das tomadas de decisão será o ponto chave das iniciativas e estratégias bem-sucedidas. ”
Os ensinamentos que a pandemia trouxe, em termos de gestão para a organização
“Com quase dois anos de pandemia, tivemos a oportunidade de ponderar medidas adotadas para atender as demandas impostas pelo cenário sanitário mundial. Hoje, observo a importância de as instituições serem flexíveis em seus processos e posicionamentos. A agilidade de adaptação ao novo é uma característica importante para a manutenção e sobrevivência dos negócios”, cita Rossato.
“Bem como o compartilhamento de saberes entre players. Contrariando a lógica do modelo de mercado tradicional, durante a pandemia foi necessário o comportamento colaborativo entre as instituições para a superação das adversidades apresentadas”, completa.
Gargalos devem ser foco de atenção dos governos e das organizações de saúde em 2022
A situação econômica é um dos principais focos de atenção. Outros pontos citados são a questão do IPE Saúde, modelos de remuneração defasados e a necessidade de qualificar os profissionais para as demandas de médio e longo prazo na saúde.
“O cenário atual exprime desafios relevantes a serem enfrentados em âmbito estadual e nacional, principalmente no que tange a inflação econômica, a atual situação política, o modelo de remuneração praticado entre operadoras e hospitais e a falta de profissionais qualificados no setor da saúde”, diz.
Para Rossato, “a espiral inflacionária acomete o setor da saúde de modo exponencial, afetando a sustentabilidade das instituições. Vivemos os reflexos das consequências da pandemia do novo coronavírus que acarretou a elevação dos custos dos insumos desde o início do ano de 2020 e, vinculado a isso está a ameaça quase constante de desabastecimento dos mesmos. ”
“A situação do IPE Saúde é outro fator preocupante, pois afeta diretamente a situação financeira dos hospitais que atuam junto à autarquia. Uma vez que as instituições têm alta demanda de atendimento e o custo da medicina está gradativamente mais alto, mas não há repasse proporcional à produção. Atrelado a tudo isso, está a discussão acerca dos novos modelos de remuneração com vistas à sustentabilidade do setor. Precisamos de uma discussão amplificada com todas as partes de interesse para que haja sinergia entre expectativas, necessidades e realidades de cada um dos envolvidos”, completa o Superintendente. O IPE Saúde é o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul, seus dependentes e pensionistas. Atualmente possui mais de 1 milhão de beneficiários. A autarquia tem tido problemas para honrar em dia as contas de serviços de saúde apresentadas por hospitais, clínicas e laboratórios, causando déficit mensal entre R$ 50 a R$ 60 milhões.
Por fim, “Outro viés importantíssimo, que os Hospitais já experimentaram ao longo da pandemia e o diagnóstico não é favorável a médio e longo prazo, é a falta de profissionais qualificados para a área da saúde. Esta situação impacta diretamente na qualidade da assistência prestada aos pacientes. Temos que estar atentos às necessidades do setor para proporcionar uma assistência integral e especializada aos usuários. ”
Agradecimento aos profissionais da saúde
No final da entrevista, Rossato deixa uma mensagem de agradecimento: “Deixo aqui meu agradecimento e parabenização aos profissionais da saúde, que durante 21 meses de desafios devido à pandemia do novo coronavírus se mantiveram comprometidos e focados em cuidar e preservar o bem mais precioso que temos: a vida. Um agradecimento especial aos profissionais do HED, com os quais pudemos contar incansavelmente dia a dia para cumprir a nossa missão de proporcionar cuidado aos nossos pacientes. Continuamos firmes em nosso compromisso na qualificação da Experiência HED para que todos que confiam e nos escolhem, seja para cuidar da sua saúde ou atuar conosco, compartilhem do mesmo Ernesto Dornelles: um ambiente de acolhimento e promoção do bem-estar. Obrigado a todos por acreditar e confiar em nossa Instituição. O Hospital Ernesto Dornelles deseja a todos um 2022 próspero, com muita saúde e grandes realizações”, finaliza.
Sobre a Série Especial Setor Saúde
Pelo quarto ano consecutivo, o portal Setor Saúde publica a sua série especial com executivos da saúde do Rio Grande do Sul. Neste ano, as entrevistas serão publicadas diariamente a partir do dia 20 de dezembro. Não haverá publicações no período de festas de Natal e Ano Novo (dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro, assim como em 1º e 2 de janeiro). Acompanhe as nossas redes sociais (facebook, twitter, linkedin) para ficar atualizado sobre as publicações ou acesse www.setorsaude.com.br.