Gestão e Qualidade | 20 de abril de 2022

Número de testes para dengue aumenta mais de 300% no laboratório Weinmann

Nos primeiros 10 dias de abril, a rede de laboratórios já realizou mais que o dobro do total de testes em comparação com o ano inteiro de 2021
Número de testes para dengue aumenta mais de 300% no laboratório Weinmann

O surto de dengue em Porto Alegre (RS) tem se refletido na quantidade de exames realizados pelo laboratório Weinmann (Grupo Fleury) desde o início do ano de 2022. Em março, houve crescimento de mais de 300% no número de testes rápidos realizados para detectar a presença do antígeno do vírus, em relação ao mês de fevereiro.

Embora a sazonalidade da doença explique o aumento de demanda por esses testes nos primeiros meses do ano, há um claro aumento evidenciado também em comparação ao ano anterior: nos primeiros 10 dias de abril, a rede de laboratórios já realizou mais que o dobro do total de testes em comparação com o ano inteiro de 2021.

O exame por antígeno tem liberação de resultado rápido, em até oito horas, e está disponível em todas as unidades do Weinmann, bem como por meio do serviço de atendimento móvel da rede, que atende 10 cidades da Região Metropolitana, além da capital.

Nível crítico

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS), desde o dia 8 de abril, a situação da dengue na cidade está em nível crítico, alcançando o patamar de Nível 2, em uma escala que vai de 0 a 3. 

De acordo com o Painel de Casos de Dengue, Zika e Chikungunya da Prefeitura, foram notificadas 1.279 suspeitas de dengue entre moradores de Porto Alegre, com 725 confirmações, sendo 708 contraídos na cidade (autóctones). Este é o maior número de pessoas que contraíram a doença no município desde a identificação dos primeiros casos lá no ano de 2010.

Os clientes interessados podem agendar o atendimento móvel pelo telefone (51) 3314-3838. As coletas acontecem de segunda-feira a domingo, inclusive aos feriados.

 



VEJA TAMBÉM