Novo catéter para infartos cardíacos
Dispositivo será apresentado em evento de cardiologia, em São FranciscoSerá apresentado em São Francisco, na Exposição Científica do American College of Cardiology, entre os dias 9 e 11 de março, os resultados de um ano de experiências com o catéter Self-Apposing Stentys. O simpósio também servirá para anunciar oficialmente a aprovação do produto por parte da FDA (The Food and Drug Administration).
A empresa Stenty’s criou o primeiro catéter “Self-Apposing” (auto-ajustável, em tradução livre), que busca evitar infartos agudos do miocárdio. O produto se encaixa no contorno de um vaso sanguíneo, se dilata e encolhe de acordo com o tamanho do coágulo, facilitando a adaptação.
Em um ano de experiência, foram mil pacientes tratados, e os dados serão mostrados em palestras conduzidas pela Fundação de Medicina Cardiovascular de San Diego (EUA); Centro Médico Acadêmico da Universidade de Amsterdã (HOL); e Hospital Mount Sinai (EUA).
O “Estudo sobre Aposição III”, um dos trabalhos a serem apresentados, abrange 50 hospitais europeus com relação ao desempenho a longo prazo dos Stentys em casos em que há risco de morte cardíaca. As pesquisas mostraram que a taxa de mortalidade de pacientes com catéteres convencionais foi de 3,9%, enquanto com o Stentys, foi de apenas 1,7%. Já o Estudo Aposição V, outro estudo, é um ensaio clínico que avalia a segurança e eficácia do catéter no tratamento de lesões estenóticas em artérias coronárias.