Nova opção em tratamento para insuficiência da válvula mitral chega ao Hospital Mãe de Deus
Hospital é o primeiro da região Sul e o segundo do país a fazer um procedimento transcateter para tratamento da insuficiência da válvula mitral grave utilizando o dispositivo Pascal, da empresa Edwards Lifesciences.O Hospital Mãe de Deus (HMD) é o primeiro da região Sul e o segundo do país a fazer um procedimento transcateter para tratamento da insuficiência da válvula mitral grave utilizando o dispositivo Pascal, da empresa Edwards Lifesciences. Com isso, pacientes que não podem ser submetidos a cirurgia convencional passam a contar com a nova opção de tratamento, recentemente aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“É uma nova ferramenta para pacientes de alto risco, principalmente idosos. Coloca o nosso grupo de tratamento de cardiopatias estruturais e de medicina cardiovascular do Mãe de Deus na vanguarda no Brasil e na América do Sul. É a filosofia do serviço sempre incorporar inovações e avanços tecnológicos na área, então este procedimento está dentro desse contexto”, afirma Eduardo Saadi, cirurgião cardiovascular do HMD e responsável pelo procedimento.
A insuficiência mitral é uma condição cardíaca comum, especialmente em idosos, e pode levar a sérias consequências se não tratada adequadamente. Ocorre quando a válvula mitral, entre o átrio e o ventrículo esquerdo do coração, não fecha adequadamente durante a contração cardíaca, permitindo o refluxo de sangue do ventrículo esquerdo para o átrio esquerdo. Pode ser leve, moderada ou grave. No último estágio, pode apresentar sintomas como falta de ar, fadiga, palpitações, inchaço nos tornozelos e até mesmo insuficiência cardíaca. O não tratamento não apenas diminui a qualidade de vida como pode aumentar o risco de morte.
Nesses casos, o procedimento transcateter pode ser recomendado. O dispositivo é inserido pela veia femoral da virilha e a correção é feita sem a necessidade de corte, apenas por catéter. O primeiro procedimento realizado no Mãe de Deus ocorreu de forma rápida e obteve excelente resultado. O paciente teve uma redução de insuficiência mitral grave para a praticamente completa eliminação da insuficiência da válvula mitral.
Hospital Mãe de Deus
Há 45 anos, o Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, oferece soluções completas em saúde, diagnóstico e tratamento, com foco em atendimento humanizado, seguro e centralizado na resolução de cada caso. Excelência, proximidade e cuidado com o paciente e a constante modernização dos serviços são as diretrizes da instituição.
Referência no atendimento médico-hospitalar de alta complexidade, o Hospital Mãe de Deus é acreditado pela Joint Commission International (JCI), maior e mais antiga agência verificadora da qualidade e segurança em saúde do mundo, e, em 2024, ficou entre os 10 melhores hospitais do Brasil no World’s Best Hospitals, ranking da revista Newsweek.
É mantido pela instituição filantrópica Associação Educadora São Carlos (AESC), da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas. Realiza atendimentos essencialmente privados ou por meio de planos de saúde, revertendo sua contrapartida filantrópica por meio de atendimentos SUS em suas unidades Hospital Santa Ana (Porto Alegre) e Hospital Santa Luzia (Capão da Canoa), bem como quatro Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Porto Alegre) – o que representa 70% do atendimento desta linha de cuidado da cidade. A AESC também conta com escolas no interior do RS e um Centro de Atendimento ao Migrante, na Serra.