Estatísticas e Análises | 30 de setembro de 2013

Nova diretriz recalcula os limites considerados saudáveis de colesterol

Orientações da Sociedade Brasileira de Cardiologia passaram a valer a partir de 28 de setembro

A partir deste sábado, 28, passou a valer a nova diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) que modifica os limites considerados saudáveis de LDL no sangue, o chamado “colesterol ruim”.

As novas orientações da 5ª Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose são mais rígidas, especialmente para mulheres (veja tabela abaixo). Até então, pessoas com alto risco de sofrer alguma doença cardiovascular deviam manter os níveis de colesterol LDL em até 100 miligramas por decilitro de sangue. Agora, a taxa deve ficar abaixo de 70 mg/dl.

Para o sexo feminino, passa a ser sinal de alerta quando houver mais de 10% (e não mais 20%) de possibilidade de infarto, derrame ou insuficiência cardíaca na próxima década. O cálculo é feito com base em fatores como tabagismo, idade, obesidade, histórico pessoal e familiar de doenças cardíacas, diabetes, entre outros.

De acordo com o presidente do Departamento de Aterosclerose da SBC, Hermes Xavier, houve grande mudança no estilo de vida feminino. No início da década de 1990, havia um caso de infarto de mulher para cada quatro ocorrências masculinas. O índice atual, em grandes cidades, é quase igual para ambos os sexos, o que foi determinante para a reavaliação dos níveis considerados seguros.

tabela niveis de colesterol

VEJA TAMBÉM