Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 25 de fevereiro de 2016

Nefrologia promove série de atividades no início de março

II Fórum de Tratamento Integral do Paciente Renal é uma promoção da Sociedade Gaúcha de Nefrologia
image

No dia 10 de março é comemorado o Dia Mundial do Rim. Em todo o mundo, são realizadas ações com o objetivo de divulgar as informações relacionadas a prevenção das doenças renais. A Sociedade Gaúcha de Nefrologia realizará uma série de atividades no início de março, com destaque para o dia 7, quando ocorrerá o II Fórum de Tratamento Integral do Paciente Renal.

O encontro, aberto ao público em geral (mas com vagas limitadas), vai debater os desafios no atendimento a pacientes renais, a situação da nefrologia no Brasil e a importância da prevenção desde a infância, entre outros temas. Pacientes renais apresentarão um panorama do convívio com a hemodiálise em suas vidas. Durante o evento, a SGN apresentará um Projeto de Minuta de Criação do Dia Estadual do Rim. “Vamos discutir o cenário, teremos depoimentos de pacientes, que precisam estar cientes da realidade”, resume a médica Cinthia Vieira, presidente da Sociedade Gaúcha de Nefrologia (SGN). As inscrições para o evento devem ser feitas no site do Cremers (www.cremers.org.br).

A programação do Fórum (ver) terá a participação de diversas lideranças da saúde, como o secretário estadual da saúde do RS, Dr. João Gabbardo dos Reis. O diretor-executivo da Fehosul, médico Flávio Borges, fará a apresentação “Vulnerabilidade do Tratamento Dialítico no RS e o Papel da Fehosul”.

“Essas campanhas existem há 11 anos, e cada ano tem um foco. Agora, é com relação à criança. Se ela tem incontinência urinária depois dos quatro anos, deve procurar um nefrologista. São sinais que devem ser levados em conta”, afirma a especialista Cinthia Vieira. O lema da campanha de 2016 é “Saúde renal começa na infância, e vale para a vida toda”. O objetivo é “chamar a atenção para o fato de que as doenças crônicas estão progredindo, como diabetes e hipertensão, no mundo todo, principalmente entre idosos. Isso leva ao dano dos rins”, diz a especialista.

As ações, como destaca a presidente da SGN, buscam “aproximar a população e mostrar a importância de cuidar do rim. Ele não só produz urina, mas hormônios, e na infância tem que ser saudável para não piorar no futuro. Desde o inicio da vida, é importante se preocupar com isso”, comentou Cintia Vieira, em recente entrevista à Rádio Pampa.

Além do Fórum, nos dias 9 e 10 de março representantes da SGN estarão em Brasília, para a Assembleia Geral dos Nefrologistas do Brasil, e atividade junto ao Ministério da Saúde. Já no dia 13 de março, será realizada ação no Brique da Redenção, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre, em que profissionais irão medir pressão e entregar folhetos de conscientização.

image

 

VEJA TAMBÉM