Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 9 de novembro de 2015

Moinhos de Vento terá Centro de Câncer de referência internacional e nova unidade em Canoas

Investimentos na área oncológica superam os R$ 30 milhões
Moinhos de Vento terá Centro de Câncer de referência internacional e nova unidade em Canoas

O Hospital Moinhos de Vento (HMV) realizou na quarta-feira, dia 4, a assinatura do acordo que vai viabilizar o Centro de Oncologia mais moderno do Sul do país e que será, certamente, um dos principais centros internacionais de referência no tratamento do câncer. Com início de funcionamento previsto para março de 2016, será o primeiro a oferecer a tecnologia TrueBeam, equipamento desenvolvido para tratar tumores com grande precisão e rapidez, com radioterapia e radiocirurgia avançadas guiadas por imagem. Com investimento estimado em mais de R$ 30 milhões, o Hospital vai disponibilizar os melhores recursos médico-assistenciais e tecnológicos para o diagnóstico e tratamento da doença.

Além deste anúncio, foi anunciado na quinta-feira, dia 5, o lançamento do MaxPlaza (foto abaixo) concebido pela construtora Melnick Even e que terá o Hospital Moinhos de Vento com um dos parceiros no empreendimento. Localizado junto à BR-116, em Canoas, o HMV terá cerca de 600 m² de área à disposição dos pacientes. O complexo terá centro médico, com clínicas e consultórios; hotel e centro de eventos; lojas, escritórios e apartamentos. O hospital vai operar com um centro de diagnóstico. A previsão é que esteja pronto e atendendo em até dois anos, ou seja, 2017.

MAxplaza_Canoas_HMV

O superintendente executivo do hospital, Fernando Andreatta Torelly, destaca que os pacientes da região não precisarão se deslocar para a Capital, podendo fazer exames como raio-x e de sangue no complexo localizado junto à Praça do Avião. “O atendimento deverá ser focado, em um primeiro momento, nas áreas de cardiologia e radiologia. A previsão é de recebermos 3 mil pessoas por mês nesse espaço”, falou.

Centro de Oncologia Lydia Wong Ling

A nova unidade contará com o apoio do Instituto Ling, que há mais de 20 anos contribui na transformação da sociedade brasileira e colabora com a melhoria da qualidade de vida em áreas como educação e cultura e agora em saúde. O novo centro de oncologia receberá o nome de Lydia Wong Ling, homenagem e reconhecimento ao trabalho voluntário da matriarca da família, ao longo de mais de três décadas, especialmente na Liga Feminina de Combate ao Câncer no Rio Grande do Sul.

O diretor do Instituto, William Ling, destacou a alegria em ter uma instituição em Porto Alegre como o Hospital Moinhos de Vento, com colaboradores comprometidos com o profissionalismo e com a busca incessante da excelência. “Em nome da família Ling, agradeço ao hospital pela honrosa oportunidade de participar dessa nobre missão que é cuidar de vidas.”

O Centro de Oncologia Lydia Wong Ling utilizará a mesma tecnologia adotada por 17 dos 25 hospitais de referência no tratamento de doenças oncológicas nos Estados Unidos. Segundo o radioncologista, coordenador da Unidade de Radioterapia e Radiocirurgia, Wilson de Almeida Junior, a tecnologia que será utilizada irá gerar reais benefícios para o paciente, tratamento mais efetivo com diminuição dos efeitos colaterais. A estimativa é que os aparelhos, que entrarão em funcionamento pleno até 2017, possibilitem 1.600 novos tratamentos radioterápicos na instituição.

“A parceria com o Instituto Ling permitiu que o nosso projeto fosse mais audacioso e que pudéssemos ter em Porto Alegre um Centro de Oncologia nos melhores padrões internacionais,” reconhece o superintendente executivo Fernando Andreatta Torelly. O chefe do Serviço de Oncologia, Sergio Roithmann, destaca que o objetivo é “transformar o Serviço em um Centro que possa oferecer a melhor tecnologia aliado a um modelo assistencial totalmente focado no paciente, com a participação conjunta de todos os especialistas necessários”.

O superintendente médico Luiz Antonio Nasi destacou também a inauguração do Centro de Terapia Hematológica. A unidade é especializada no atendimento humanizado e global de paciente com diagnóstico de doenças oncohematológicas como Leucemia, Linfoma e Mieloma Múltiplo. Em apenas três meses de funcionamento, o centro pioneiro na rede privada da região Sul do país já realizou oito transplantes de medula óssea.

Participaram também da cerimônia membros da família Ling, o presidente do Conselho da instituição médico Adroaldo Oppermann, o conselheiro Eduardo Bier,  gerentes, coordenadores e colaboradores da instituição.

O presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (Fehosul), médico Cláudio Allgayer, esteve presente na cerimônia como convidado e destacou que a inovação tem resultados multiplicadores dentro de toda a cadeia do setor saúde. “Este importante investimento por parte do Hospital Moinhos de Vento abre espaço para solidificar o mercado de saúde do Estado como um dos mais avançados do Brasil”, defendeu.

 

VEJA TAMBÉM