Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 18 de janeiro de 2016

Ministério da Saúde oferece capacitação em manejo Clínico de Chikungunya e Dengue

Voltada para médicos; enfermeiros; assistentes sociais; fisioterapeutas; psicólogos e cirurgiões dentistas
inistério da Saúde oferece capacitação em manejo Clínico de Chikungunya

O Sistema Universidade Aberta do SUS – UNA-SUS mantido pelo Ministério da Saúde oferece capacitação em manejo Clínico de Chikungunya para profissionais de saúde que atuam no SUS. É oferecido também o curso Atualização do Manejo Clínico da Dengue.

Manejo Clínico de Chikungunya

O objetivo é capacitar os profissionais de saúde para que desenvolvam competências para realizar ações de atenção à saúde da população.

O curso aborda as três patologias, a partir do diagnóstico diferencial e respectivos protocolos de atendimento. O conteúdo aponta ainda para a importância da realização da anamnese e exame físico que irão auxiliar no diagnóstico.

A primeira parte do curso traz informações sobre a epidemiologia, quadro clínico, diagnóstico, ações de vigilância, organização do serviço de saúde, além de apresentar a importância da educação permanente em saúde.  A segunda aborda casos clínicos, nos quais o profissional poderá refletir sobre a melhor conduta para realizar o manejo de pacientes com suspeita desta doença.

Matrícula: Inscrições abertas de 1 de dezembro de 2015 a 30 de junho de 2016. Para se matricular, clique aqui.

Carga horária: 30 horas

Público-alvo: Médico; enfermeiros; assistentes sociais; fisioterapeutas; psicólogos e cirurgiões dentistas

Atualização do Manejo Clínico da Dengue

O curso Atualização do Manejo Clínico da Dengue pretende familiarizar os alunos com as recomendações atuais Ministério da Saúde no que tange o manejo clínico da doença. O enfoque do conteúdo é prático, baseado na análise de casos clínicos.

Em julho de 2015, o curso passou por uma atualização, com a inclusão de mais quatro casos clínicos, novo layout e vídeo que aborda a diferenciação do diagnóstico da febre chikungunya e da dengue.

Matrícula: inscrições podem ser realizadas de 1º de dezembro de 2015 a 15 de maio de 2016. Clique aqui para se matricular.

Carga horária: 10 horas

Público-alvo: O curso é aberto para todos os profissionais de saúde de nível superior. É aberto também a demais interessados no tema.

 

VEJA TAMBÉM