Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 11 de junho de 2022

Ministério da Saúde lança primeira etapa do “SOS de Ponta”

Programa irá capacitar mais de 10 mil trabalhadores no âmbito do SUS para abordagem ao paciente crítico em urgência e emergência
Programa irá capacitar mais de 10 mil trabalhadores no âmbito do SUS para abordagem ao paciente crítico

O Ministério da Saúde lançou nesta semana a primeira etapa da ação estratégica SOS de Ponta por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação (SGTES). O objetivo do programa é qualificar mais de 10 mil trabalhadores no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para abordagem ao paciente crítico, e fortalecer a atuação do SUS na resposta às situações de urgência e emergência. O investimento é de mais de R$ 40 milhões de reais.

Nesta primeira etapa, chamada de Eixo 1 da ação estratégica, serão disponibilizadas 1.514 vagas, nos sete estados da região Norte do Brasil. Posteriormente, estão previstas para a mesma região mais 1.380 vagas, que serão lançadas em breve.


PUBLICIDADE

banner_setor_saude_-_600x313px_2


“Nosso objetivo é ter formação no SUS, formação de qualidade internacionalmente conhecida como algo que muda o desfecho da saúde, essa é a vontade do Governo Federal e do ministro Marcelo Queiroga” afirmou o secretário da SGTES, Hélio Angotti, durante o evento de lançamento em Brasília (DF).

Para participar é necessário: ser profissional da enfermagem, fisioterapia ou medicina, com registro ativo no respectivo conselho profissional; estar em exercício na assistência em uma instituição pública ou privada sem fins lucrativos, que atenda ao SUS; e estar registrado no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

A inscrição no edital deverá ser realizada, por meio de formulário eletrônico, disponível no endereço https://sosdeponta.unasus.gov.br. Para acessar o link de inscrição é necessário realizar o cadastro prévio no “Acesso UNASUS”.



VEJA TAMBÉM