Mini-rim a partir de células-tronco
Resultado obtido em pesquisa de medicina regenerativa
Equipes do Instituto Salk (EUA) e do Centro de Medicina Regenerativa de Barcelona, em colaboração com o centro de bioengenharia CIBER-BBN e do Hospital Clínic, ambos da Espanha, criaram mini-rins humanos em 3D a partir de células-tronco. Após a criação de versões em miniatura de fígado e cérebro, este é mais um importante passo da pesquisa em medicina regenerativa. O estudo foi publicado na revista Nature Cell Biology.
Embora seja um organismo reduzido os especialistas conseguiram criar um autêntico órgão semelhante ao aparecimento destas estruturas durante o desenvolvimento humano. Ainda é cedo para pensar em transplante, mas em curto prazo é plausível avançar em tratamentos, já que será possível gerar doenças renais em laboratório, para estudos mais aprofundados.
O mini-rim é feito com dois tipos principais de células estaminais utilizadas em pesquisas biomédicas, embrionárias e IPS, em um processo que atrasa o desenvolvimento de células epiteliais simples.
O bioquímico Juan Carlos Izpisúa, do Instituto Salk e líder da pesquisa diz que o trabalho “oferece esperança de que um dia possamos usar nossas próprias células para regenerar nossos órgãos enfermos, resolvendo, assim, a escassez de órgãos para transplante”, comentou, para o jornal espanhol El País.