Gestão e Qualidade | 9 de janeiro de 2023

Mesmo com as pressões sobre a saúde, Hospital Mãe de Deus segue crescendo

Rafael Cremonese é 10º entrevistado da série especial do Setor Saúde
Mesmo com as pressões sobre a saúde, Hospital Mãe de Deus segue crescendo

As pressões sobre a saúde, como o desalinhamento de interesses no que tange ao modelo de remuneração aplicado no sistema (value-based care x fee for service), não impediram que o Hospital Mãe de Deus (HMD) desse prosseguimento à sua trilha de crescimento. “Do ponto de vista financeiro, o Hospital Mãe de Deus segue crescendo, após uma recuperação de resultados de 2021 em relação a 2020”, destaca o diretor-geral (CEO) do Hospital, Rafael Cremonese. O executivo é o 10º entrevistado da série especial que apresenta a análise de lideranças de operadoras e hospitais sobre o setor da saúde.

Cremonese fala sobre o ano de 2022 e as principais conquistas. Apresenta planos para 2023 e destaca um dos movimentos mais significativos da organização que ajuda a evidenciar os esforços pela busca da eficiência: a criação do Escritório de Valor em Saúde. As diretrizes estratégicas e as tendências da saúde – como a transformação digital –, assim como a necessidade de enfrentamento de gargalos da saúde nacional também foram discutidas. No final da entrevista, Cremonese reforça o posicionamento que surge da união entre o viés técnico e a espiritualidade, uma marca da vinculação da instituição às irmãs da Congregação de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas. Confira.

2022: principais desafios enfrentados e as conquistas mais relevantes

“Em 2022, vivemos um momento de transição, em que já foi possível sentir as dificuldades que devem ser a tônica do próximo ano para o setor. Algumas pressões sobre a área da saúde passaram a ser realidade, como o desalinhamento de interesses de vários players no que tange ao modelo de remuneração aplicado no sistema (value-based care x fee for service). Também vimos pagadores enfrentando um momento muito difícil, de pressão por mais eficiência. ”

“Do ponto de vista financeiro, o Hospital Mãe de Deus segue crescendo, após uma recuperação de resultados de 2021 em relação a 2020. Para seguir na evolução planejada para os próximos anos, tivemos projetos importantes, principalmente voltados ao negócio principal do hospital, que é a alta complexidade, mas também dentro do ecossistema de saúde em que está inserido”, completa Cremonese. 

O CEO lista algumas conquistas:

Novo sistema de gestão de acesso:

Modelo de acesso ao hospital foi modernizado, permitindo mais agilidade e autonomia para ingressar no HMD, por meio de totens de autoatendimento e pré-check-in via aplicativo Mãe 360°.


HMD na Orla:

A instituição se aproximou ainda mais da comunidade de Porto Alegre por meio de ações de prevenção à saúde em área adotada pelo hospital em novo trecho revitalizado da Orla do Guaíba.

orla hmd


Ampliação e reforma do Bloco Cirúrgico na José de Alencar:

Modernizado, o espaço passou a contar com quatro novas salas cirúrgicas para procedimentos de alta complexidade, com infraestrutura tecnológica para a futura realização de cirurgias robóticas. Também foram reformadas outras nove salas.


Nova Sala de Hemodinâmica:

Entre os grandes diferenciais do espaço está a chegada do angiógrafo Azurion 7, da marca Philips (foto), que hoje contempla a mais inovadora tecnologia do segmento, sendo um dos poucos no Brasil e único no Estado adquirido em versão completa. Com a máquina, foram incorporados novos procedimentos minimamente invasivos em cardiologia intervencionista, neurointervenção, cirurgia vascular e radiologia intervencionista, com a vantagem de redução nas doses de contraste e radiação.

Com equipamento mais moderno do segmento, Hospital Mãe de Deus inaugura nova sala de Hemodinâmica


Escritório de Valor em Saúde:

Lançado para ser um facilitador da implementação e da aplicação de Value-Based Health Care (VHBC) – Atenção à Saúde Baseada em Valor, em português –, estratégia que busca uma reorganização assistencial com foco em qualificar a experiência dos pacientes, buscar a excelência nos desfechos em saúde e equilibrar custos.


Parceria com a Universidade Feevale:

Colaboração em inovação, ensino, pesquisa e novos negócios.


Nova Emergência Cirúrgica:

Depois do Espaço Azul, para casos de sintomas gripais, e da Emergência Cardioneurológica, lançamos um novo espaço para casos de emergência cirúrgica.

Hospital Mãe de Deus lança Emergência Cirúrgica, com foco na agilidade de casos que precisem de intervenção imediata 


Pelo menos três novos núcleos:

Núcleo de Tratamento de Varizes, Núcleo de Doenças Autoimunes e Núcleo de Cirurgia Endoscópica da Coluna Vertebral.


Parceria com a Dasa:

Maior rede de saúde integrada do Brasil, renovando serviços de laboratório em análises clínicas e patologia.

Principais investimentos para 2023: setor de diagnóstico, Unidade Carlos Gomes e novos equipamentos

“O Hospital Mãe de Deus está sempre se qualificando para ser a melhor solução de apoio para alta complexidade. O setor de diagnóstico se torna muito importante para que isso aconteça, por isso, podemos destacar mais de R$ 25 milhões investidos em nosso Centro de Diagnóstico e Imagem. O espaço receberá, em 2023, duas ressonâncias que aumentarão a capacidade de exames, bem como um tomógrafo de última geração, com uso de Inteligência Artificial em exames clínicos avançados”, anuncia.

“Depois da ampliação do bloco cirúrgico na Rua José de Alencar, a duplicação desse espaço na Unidade Carlos Gomes [UCG] também será entregue em 2023. São sete novas salas cirúrgicas, que se somam às oito já existentes, entre outras novidades. A UCG terá também uma das primeiras salas MEDGlas da América Latina. ”

“A aquisição de uma série de equipamentos novos para o bloco cirúrgico da José de Alencar também está prevista, bem como estão sendo estudadas novas parcerias. ”

Eficiência e o Escritório de Valor em Saúde

“Nosso principal movimento neste sentido [busca pela eficiência], no último ano, foi a implementação do Escritório de Valor em Saúde, que é um facilitador de todo um processo de transformação organizacional, que cria conexão entre dados e pessoas, adaptando a agenda de valor ao contexto de excelência assistencial, inovação e humanização já presentes no Mãe de Deus”, detalha.

Ele explica que a missão deste Escritório é ser o defensor do paciente no processo assistencial. “Sua implementação é mais uma prova do quanto estamos colocando o cliente no centro de nossas ações. A partir dele, estaremos sempre focados em achar a melhor solução com o menor consumo de recursos. E, para nosso Corpo Clínico, será igualmente vantajoso, pois trazemos segurança ao exercício da prática médica, diminuiremos os desperdícios e, em última instância, teremos uma medicina mais eficiente, preservando honorários médicos. ”

Hospital Mãe de Deus lança seu Escritório de Valor em Saúde

“O primeiro projeto é da coluna, com a reunião de um grupo de especialistas que verifica o que é valor no paciente: não sentir dor, voltar ao trabalho no menor tempo possível, fazer todas as atividades que fazia antes sem dor ou todas essas alternativas. Em cima disso, começam a ser analisadas as medidas que se pode tomar para atingir o melhor resultado, mas com o menor desperdício de recursos e de esforços. ”

“Para isso, também estamos investindo e continuaremos a investir cada vez mais em tecnologia. Nosso objetivo é oferecer mais espaços para as pessoas se manifestarem, de forma que tenhamos dados estruturados e possamos tomar as melhores decisões, para centrar o cuidado no cliente e fazer medicina baseada em valor”, adiciona.

Gestão e assistência

“Dentro de gestão, gostaríamos de repetir a performance de 2022 e manter as parcerias com os médicos empreendedores do nosso corpo clínico para novos projetos. ”

“Na área assistencial, começamos a alinhavar em 2022 o que seguiremos perseguindo em 2023, que é mensurar os desfechos em saúde que importam para os pacientes, de maneira que as estratégias de valor em saúde possam ser aplicadas em diversas áreas do hospital futuramente. ”

“Também temos feito um investimento significativo no cuidado centrado nas pessoas, com a criação de um comitê que inclui pacientes, médicos, colaboradores, e treinamento de equipes. ”

“Além disso, seguimos sempre aprimorando processos, na busca de um rigor máximo em nome da segurança e da qualidade no atendimento ao paciente. Com isso, viemos passando por uma série de reacreditações pela Joint Commission International (JCI), considerada a maior agência verificadora do setor. Agora, essa acreditação chegou também à nossa Unidade Carlos Gomes, elevando o padrão do nosso hospital dia.”

Unidade Carlos Gomes do Hospital Mãe de Deus conquista acreditação internacional da Joint Commission

Tendências que ditarão os rumos da saúde e como a organização enxerga a sua atuação diante de tais mudanças

“Com a experiência de uma pandemia mundial e as transformações digitais trazidas por ela, creio que estejamos diante de um dos momentos mais disruptivos e desafiadores do setor. Para ampliar o acesso à saúde, precisamos trabalhar em uma transformação que nos leve a um sistema de saúde mais eficiente, a partir de um modelo de atendimento em que os processos estejam centrados nos pacientes e no bem-estar deles. ”

Cremonese defende que “as decisões precisam ser tomadas a partir do que importa e é mais apropriado para as pessoas, o que inclui o lugar onde devam ser tratadas a cada momento de suas jornadas. Para isso, teremos que de fato entregar para as pessoas seus dados e permitir acesso a essas informações onde quer que elas sejam atendidas. ”

“Promover a verdadeira transformação digital em saúde é unir forças para rever as formas em que esses processos se dão hoje. É integrar dados do paciente para qualificar sua jornada, sem esquecer de um ponto essencial: essas informações devem pertencer e circular com ele. Assim, por meio da tecnologia, temos vislumbrado uma perspectiva cada vez mais integral dos tratamentos de um paciente”, pontua.

“No Mãe de Deus, investimos cada vez mais em Inteligência Artificial, em Machine Learning, para nos tornarmos cada vez mais um Hospital digital, como fizemos com o Mãe 360°, unindo a nossa rede de médicos com o paciente por meio de uma ferramenta digital. Passamos a ter um endereço digital no qual o paciente consegue ter seus dados, seus exames, consegue programar seu acesso, marcar suas consultas, acessar a nossa telemedicina. Ele pode viver o Mãe de Deus em um ambiente digital e se relacionar com a nossa estrutura, as nossas pessoas, tudo isso por meio do nosso aplicativo. Então, a minha perspectiva é de que o Hospital Mãe de Deus se torne cada vez mais digital, em prol do cliente. Sem, com isso, deixar de ter um atendimento individual e personalizado. ”

Hospital Mãe de Deus se torna referência em transformação digital

Gargalos do setor e diretrizes estratégicas

A integração entre a saúde pública e suplementar precisa ser discutida. “Temos, entre os grandes desafios no sistema público, o fato de não trabalharmos como sistema de saúde, de forma integrada, entre saúde suplementar e complementar. Precisamos começar a buscar soluções para a saúde como um todo”, entende.

“Vivemos um ano de desafios no cenário macro do país, em que presenciamos desvalorização do real, estagnação da economia, juros altos e decisões governamentais que impactam o setor. ”

“Inédito na gestão de hospitais, temos visto também um cliente paciente mais participativo, que demanda um olhar atento ao que ele anseia. Para acompanhar o desenvolvimento tecnológico, os hospitais precisam estar a todo instante se atualizando, o que, se por um lado pode acarretar em uma competição que beneficie os usuários, gera pressões por investimentos. Junte-se a isso a necessidade de debater a formação qualitativa de mão de obra – no Mãe, as parcerias com universidades para promoção de cursos, como a Feevale, já tem sido uma forma de resolver esse problema. ”

“Os desafios não param por aí e, para enfrentá-los, diante de margens cada vez mais estreitas, é preciso muito profissionalismo. Não existe mais ano fácil em gestão de hospital. ”


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“Para dar conta disso que se apresenta, ainda que o Hospital Mãe de Deus busque sempre estar focado naquilo que é o seu “core business” – a alta complexidade –, o hospital tem como base de seu planejamento estratégico atuar dentro de um ecossistema completo, em relação com negócios adjacentes como prevenção, reabilitação, diagnóstico, entre outros. ”

“As diretrizes estratégicas desse planejamento são crescimento, transformação digital, clientes (pacientes, médicos e colaboradores), cultura e gestão de pessoas e ESG”, completa.

DNA da instituição

“No Mãe de Deus, temos médicos que não apenas são altamente capacitados, mas também são empreendedores. É a partir deles que tem nascido vários de nossos projetos mais inovadores. No entanto, em gestão, não podemos estar atentos apenas ao viés técnico, mas também ao humano. Temos no DNA da instituição, de forma muito forte, a cultura do acolhimento, que nasce da espiritualidade que temos presente por sermos vinculados às irmãs da Congregação de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas.”

“Esse viés humano, de acolhimento, tem sido requisitado cada vez mais no nosso dia a dia, e precisamos estar sempre atentos a isso também, juntamente com nossa proposição de sermos resolutivos. Juntando os dois, temos o nosso posicionamento: Hospital Mãe de Deus, especializado em acolher e resolver”, finaliza. 

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Série Especial

Pelo quinto ano consecutivo, o portal Setor Saúde apresenta a série especial de entrevistas com executivos da saúde do Rio Grande do Sul. Neste ano, as matérias serão publicadas a partir do dia 27 de dezembro. Acompanhe as nossas redes sociais (facebooktwitterlinkedin) para ficar atualizado sobre as publicações ou acesse www.setorsaude.com.br.


 

 



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