Mundo, Tecnologia e Inovação | 7 de maio de 2015

Médicos poloneses realizam complexo transplante de garganta

Transplante envolveu laringe, traqueia, faringe, esôfago, tiroides, músculo e pele
Médicos poloneses realizam complexo transplante de garganta

Médicos poloneses da cidade de Gliwice anunciaram no dia 4 de maio a realização, com sucesso, de um complexo transplante de vários órgãos da garganta e do pescoço. Trata-se de uma operação rara no mundo.

A operação foi realizada no dia 11 de abril e durou 17 horas. Os cirurgiões do Centro de Oncologia Marie Curie, de Gliwice conseguiram transplantar em um paciente de 37 anos, vítima de câncer em vários órgãos: laringe, traqueia, faringe, esôfago e tireoides, além de músculos e a pele da parte anterior do pescoço. “Apenas duas operações similares haviam sido realizadas no mundo, mas a de Gliwice foi a mais complexa”, destacou Adam Maciejewski, chefe da equipe responsável pelo transplante, em citação publicada no jornal francês  Le Figaro.

Durante uma entrevista coletiva concedida dia 4, o paciente (identificado como Michal) foi capaz de pronunciar algumas palavras. “Agradeço a todo mundo por tudo que fizeram”, falou. Segundo Maciejewski, “nos surpreendeu a rapidez com que ele voltou a falar”, disse.

De acordo com a equipe, o paciente ainda fala e se alimenta com restrições, apesar do grande progresso. “A voz do paciente vai ficar melhor com o tempo”, garante Adam Maciejewski. “Estamos nos primeiros estágios de reabilitação e ainda é preciso passar por uma reabilitação que vai ajudá-lo a usar melhor a garganta. Estamos confiantes de que ele irá comer, falar e respirar como todo mundo”, completou.

VEJA TAMBÉM