Gestão e Qualidade, Mundo | 22 de maio de 2015

Médico gaúcho é co-autor de Atlas de Cirurgia Reconstrutiva de Mama

Obra internacional foi produzida no Instituto Europeu de Oncologia de Milão
Médico gaúcho é co-autor de Atlas de Cirurgia Reconstrutiva de Mama

O médico gaúcho Mario Casales Schorr, mastologista do Hospital Ernesto Dornelles, é um dos autores do Atlas de Cirurgia Reconstrutiva de Mama em mulheres que tem, ou, tiveram câncer da mama. A obra internacional e pioneira, foi produzida na Itália e impressa na Alemanha.

Outros dois especialistas são também co-autores: Dr Mario Rietjens, de Milão, e Dr. Visnu Lohsiriwat, da Tailândia. O trabalho foi feito no Instituto Europeu de Oncologia de Milão. “Nossa intenção é proporcionar aos médicos que tratam da saúde mamária uma série de técnicas cirúrgicas para minimizar as sequelas deixadas pela cirurgia, que muitas vezes é mutiladora”, destaca o Dr. Mario Casales Schorr.

O câncer de mama representa uma ameaça não só à integridade corporal, mas também, aos aspectos psíquicos e emocionais da mulher. A mutilação da mama extirpada leva à depressão e não raro a perda do parceiro. Quando não ocorre a reconstrução imediata, 60% das mulheres jamais a fará e carregará esta marca para sempre. A reconstrução imediata da mama é lei no Brasil, mas pouco cumprida.

Dr. Schorr espera que o livro “possa auxiliar mais médicos na reconstrução estética e moral das pacientes acometidas pelo câncer. As mulheres que atentas à saúde de suas mamas devem ser premiadas com tratamentos preservadores e reparadores e não punidas com cirurgias mutiladoras e muitas vezes desnecessárias”, salienta.

A associação de técnicas de cirurgia plástica e de cirurgia oncológica na mama surgiu da necessidade de minimizar a sensação de mutilação e perda decorrentes da cirurgia e propiciar o imediato retorno da paciente ao seu convívio social, familiar e as suas atividades cotidianas. As técnicas representam uma revolução em plena expansão na cirurgia do câncer de mama, oferecendo novas abordagens para a reparação, remodelamento e reconstrução mamária.

Entre os procedimentos disponíveis no Hospital Ernesto Dornelles está a cirurgia oncoplástica, que faz a reconstrução mamária no mesmo tempo cirúrgico da mastectomia – evitando que nenhuma paciente fique mutilada.

VEJA TAMBÉM