Medicamentos do SUS terão monitoramento online
Sistema busca reduzir desperdício e ampliar oferta à populaçãoUm novo sistema criado pelo Ministério da Saúde vai integrar as informações de distribuição, estoques e acesso aos medicamentos do SUS em todo o país.
A Base Nacional de Dados da Assistência Farmacêutica permitirá o melhor planejamento da compra, do controle da data de validade e a realização de remanejamentos, todas as ações realizadas online.
A experiência em quatro estados (Alagoas, Rio Grande do Norte, Tocantins e Distrito Federal) mostrou que a iniciativa pode evitar desperdícios de até 30% dos fármacos entregues. Se essa economia for replicada em todo o Brasil, a cada ano, mais de R$ 1,5 bilhão poderá ser revertido em mais medicamentos para a população.
A base nacional entra em funcionamento a partir de 25 de outubro e os estados e municípios têm 90 dias para enviar as informações. Até então, o Ministério da Saúde só recebia 20% dos dados por meio do Sistema Hórus, utilizado por 15 estados para gestão de medicamentos de alto custo.
Veja a apresentação completa do projeto realizado pelo Ministério da Saúde