Médica do Centro Clínico Mãe de Deus realiza procedimento inovador para tratamento de amigdalites
Cirurgia, realizada no Hospital Mãe de Deus, apresenta recuperação mais rápida e com menos dor no pós-operatório.
A otorrinolaringologista Dra. Bianca Hocevar de Moura, do Centro Clínico Mãe de Deus, realizou um procedimento que representa um avanço importante no tratamento de amigdalites e apneia obstrutiva do sono (AOS): a amigdalectomia intracapsular com tecnologia Coblation. A cirurgia, realizada no Hospital Mãe de Deus, destaca-se por oferecer benefícios significativos ao paciente, como menos dor no pós-operatório, mais segurança e recuperação mais rápida.
“A amigdalectomia intracapsular representa uma evolução importante no tratamento cirúrgico das amigdalites e da apneia do sono. Com essa técnica, conseguimos oferecer aos pacientes uma recuperação muito mais confortável, com menos dor, menos risco de sangramento no pós-operatório e retorno mais rápido à dieta normal e às atividades. Geralmente, os pacientes retornam, em média, suas atividades quatro dias antes do que no formato tradicional de intervenção”, explica a Dra. Bianca Hocevar, otorrinolaringologista do Centro Clínico Mãe de Deus, que conduziu o procedimento. Ela complementa que não existem pré-requisitos em termos de idade, estando disponível para todo tipo de público – da criança ao adulto, conforme indicação médica.
Mais tecnologia, menos impacto no paciente
Diferentemente da abordagem tradicional, que remove completamente as amígdalas e expõe vasos sanguíneos e nervos importantes, a amigdalectomia intracapsular preserva parte da cápsula amigdaliana. Isto porque ela reduz o trauma da cirurgia, o que impacta na diminuição de até 90% da dor no pós-operatório e de 64% no risco de sangramento, considerando estudos recentes. Os pacientes também deixam de usar medicação para dor, em média, quatro dias antes daqueles que optam pela técnica tradicional. A tecnologia Coblation, utilizada pela médica, promove a remoção do tecido por meio de ablação com energia de radiofrequência, criando um campo de plasma em temperatura relativamente baixa e controlada, o que permite uma remoção precisa e minimamente invasiva.
“Com a adoção dessa técnica, a Dra. Bianca Hocevar e o Centro Clínico Mãe de Deus reafirmam o compromisso com a inovação e a excelência no cuidado com o paciente, investindo em soluções que proporcionem uma experiência mais segura, eficiente e humanizada”, diz trecho do material enviado à imprensa.
Centro Clínico Mãe de Deus
Com quase 30 anos de trajetória, o Centro Clínico Mãe de Deus prima pela excelência do cuidado em todas as suas dimensões e conta com mais de 180 médicos altamente qualificados, de todas as especialidades, distribuídos em 60 consultórios. Sua estrutura está pensada para tornar a experiência do paciente mais ágil e otimizada, oferecendo, para isso, serviços como central de marcação de consultas, agendamento online, farmácia, cafeteria e a forte parceria com o Hospital Mãe de Deus, localizado logo ao lado da unidade.
Dra. Bianca Hocevar de Moura (CRM/RS 34243 RQE 26333)
Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Bianca realizou Residência em Otorinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e Especialização/Fellowship em Cirurgia Plástica Facial no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Ela é Mestre em Ciências Cirúrgicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), formação em medicina do sono pela ABORL membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (ABORL), e da Associação Brasileira de Medicina do Sono.