Mundo, Tecnologia e Inovação | 29 de junho de 2020

Mayo Clinic lança novo modelo de atendimento prestado na casa dos pacientes

Parceria pretende levar o hospital para dentro da casa do paciente, utilizando tecnologia e equipes avançadas
Mayo Clinic lança novo modelo de atendimento na casa dos pacientes

Muitos CEOs têm afirmado que a pandemia trouxe novos desafios e que o hospital pós pandemia será diferente. Por mais que ecoem como mantra esta visão, poucos exemplos práticos são apresentados. A rede de hospitais Mayo Clinic, considerada a melhor dos EUA, foi rápida em demonstrar como poderá ser este novo cenário. A instituição hospitalar anunciou no dia 25 uma parceria com a empresa Medically Home, que trabalha ajudando hospitais a criarem um novo modelo de atendimento abrangente e complexo aos pacientes no conforto do lar, através do apoio de uma nova plataforma tecnológica. Ou seja, o “novo hospital” poderá ser, cada vez mais, na casa do paciente.

O objetivo do modelo é favorecer cuidados avançados em casa para pacientes previamente atendidos em um hospital, seja após uma cirurgia ou para tratar doenças crônicas ou câncer. Os pacientes terão a opção de fazer a transição para um ambiente doméstico, recebendo serviços de assistência virtual, assim como visitas presenciais de médicos e equipes de saúde do hospital.


Sob a direção dos médicos da Mayo, o atendimento avançado em casa oferece serviços abrangentes e restauradores de saúde, incluindo infusões, enfermagem especializada, medicamentos, serviços de laboratório e de imagem, saúde comportamental, serviços de reabilitação e todo um ecossistema de apoio aos membros da equipe de saúde, diz a nota oficial da instituição hospitalar.


Cuidado certo no momento e ambiente certo

“Como médico, sempre acreditei que os pacientes deveriam receber os cuidados certos, no momento certo e no ambiente certo para restaurar o bem-estar rapidamente. Durante o COVID-19, aprendemos que os pacientes aceitam e desejam ter mais cuidados virtuais e remotos do que nunca. A Mayo Clinic Platform, em colaboração com seu parceiro Medically Home, reuniu a tecnologia e a experiência para oferecer atendimento agudo e de alta qualidade em ambientes não tradicionais como o domicílio do paciente. Oferecer aos pacientes essa nova opção faz parte do “Cure da Mayo Clinic” [forma de curar da Mayo]. Conectar. Transforme a estratégia”, diz John Halamka, presidente da Mayo Clinic Platform.

Condições para este novo momento

A combinação de fatores como: a demanda por modelos centrados no paciente; novos players com sistemas avançados de cuidados em casa (conveniência); inovações em tecnologia; flexibilidade regulatória e a necessidade de melhor gerenciar a capacidade dentro do sistema de saúde são fatores que podem ajudar a dar o impulso necessário para acelerar esse novo modelo de cuidados.


“A prática médica do futuro infundirá tecnologia e inovação com um toque humano que aprimora continuamente o atendimento ao paciente, a conveniência, a acessibilidade e oferece melhores respostas de forma mais rápida. Esteja o paciente recebendo atendimento em um de nossos locais ou em sua casa, a Mayo Clinic oferecerá uma experiência de atendimento centrado no paciente, projetada para atender às necessidades exclusivas de cada um. O atendimento avançado em casa oferece a capacidade de alavancar nossos recursos práticos integrados para atender às necessidades dos pacientes por meio de novas formas”, afirma Amy Williams, diretora executiva de prática clínica da Mayo.


Medically Home

Algumas das características do modelo da Medically se baseiam em preparar tecnologicamente a casa do pacientes, como instalar aparelhos para medição dos sinais vitais, câmeras que se movem (bidirecionais), sistema de alarme de emergência e um gerador contra quedas de energia. A assistência por telemedicina é utilizada para conversas entre os membros das equipes médicas envolvidas e os pacientes/familiares. A engrenagem do modelo é completa com visitas presenciais de médicos/enfermeiros e demais profissionais envolvidos nos cuidados e na estrutura, como por exemplo, aplicação de medicamentos, testes e exames, calibragem dos equipamentos, troca de oxigênio e até mesmo serviço que entrega alimentação sob medida na casa do paciente. A empresa garante suporte 24h do dia, 7 dias por semana, tanto na área de assistência como na de troca de equipamentos essenciais e urgentes.

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Basicamente os serviços englobam supervisão de médico e enfermeiro 24/7, monitoramento contínuo dos sinais vitais do paciente; apoio medicamentoso como terapia de infusão, antibióticos intravenosos, líquidos, diuréticos, esteroides; disponibilização de suprimentos médicos; refeições e nutrição; consultas especializadas; terapia física e ocupacional; serviços de coleta laboratorial, e paramédicos à disposição em casos de emergência/urgência (ambulância).

Futuro da prestação de cuidados

“O trabalho que faremos juntos neste modelo terá um impacto profundo em como encaramos o futuro da prestação de assistência médica ”, disse Raphael Rakowski, presidente executivo da Medically Home.

Segundo informações da Mayo, os pacientes que se qualificam e optam por esse cenário de atendimento alternativo, passam rapidamente do ambiente hospitalar ao domicílio.

Fazer esta transição para casa de forma mais ágil e coordenada abre recursos para responder outras necessidades, como acontece na pandemia de COVID-19.

Nos meses de julho e de agosto, a Mayo Clinic começará a oferecer atendimento avançado em domicílios nas cidades de Jacksonville, no estado da Flórida, e em Eau Claire (Wisconsin), respectivamente.

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Mayo Clinic Platform

No ano passado, a Mayo Clinic lançou a Mayo Clinic Platform, iniciativa para criar novos empreendimentos e alavancar tecnologias emergentes, incluindo inteligência artificial, dispositivos de saúde conectados e processamento de linguagem natural, dentre outras vertentes. O modelo da Mayo Clinic Platform inclui a busca por um ecossistema de parceiros que complementem os recursos clínicos da Mayo Clinic e forneçam acesso a soluções escaláveis (que gerem valor).

Adventist Health Hospital@Home 

Nos EUA – assim como em todo o mundo – hospitais tiveram que agir rapidamente para criar capacidade de atendimento para tratar com segurança doenças agudas em um ecossistema que passou a ser comandado pela pandemia. Outra instituição hospitalar, a Adventist Healht (Califórnia), aproveitou o momento para lançar o mesmo modelo que a Mayo adotou.

“A Adventist Health vem explorando essa abordagem para ajudar a transformar a forma como entregamos os nossos cuidados”, disse Bill Wing, presidente do grupo. Segundo ele quando o governo projetou escassez dramática de leitos de internação, o governador fez um apelo a todos os provedores para expandir a capacidade de atendimento para pacientes Covid, o que significava atender os pacientes internados de outras patologias em outro ambiente. “A Adventist Health aproveitou a oportunidade para implantar o serviço Adventist Health Hospital@Home, em parceria com Medically Home”, completou.

 



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